POR UMA GNOSEOLOGIA JURÍDICA: CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO JURÍDICOS A PARTIR DA ECOLOGIA DOS SABERES

Autores

  • Gilberto Avance Filho Faculdade de Direito de Vitória
  • Gilsilene Passon Picoretti Francischetto Faculdade de Direito de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa237-263

Palavras-chave:

Educação jurídica, Epistemologia, Gnoseologia, Ecologia dos Saberes

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as características do fenômeno jurídico moderno a partir de uma visão crítica e a necessidade de uma nova visão do conhecimento jurídico. Nesse sentindo, aborda o direito como um dos pilares de construção da modernidade como promessa de elevação do patamar civilizatório da humanidade, vide o fenômeno dos direitos humanos, e comparar as expectativas criadas com o estado desse compromisso. Em seguida analisa a construção do direito moderno brasileiro e da educação jurídica nacional nos primeiros anos do Império e discute algumas características que se espraiam para o presente. Por fim, concluímos pela análise dos conceitos da razão indolente e da ecologia dos saberes de Boaventura de Sousa Santos para determinarmos a necessidade de uma nova gnoseologia e educação jurídicas.

Biografia do Autor

Gilberto Avance Filho, Faculdade de Direito de Vitória

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais Vila Velha, Espírito Santo, Brasil 

Gilsilene Passon Picoretti Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória

Possui pós doutorado em Ciências Sociais pela Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007). Possui pós doutorado em Direito do Trabalho pela PUC Minas Gerais. Doutorado em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho (2005). Mestrado em Instituições Jurídico-políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Pós-Graduação em Justitia Constitucional e Derechos Humanos pela Universidade Castilla La-Mancha-Espanha(2006). Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes(1999). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná(2015). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2013). É professora do Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória. Professora da graduação e coordenadora por 15 anos da Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito de Vitória. Coordena o grupo de Pesquisa "Invisibilidade Social e energias emancipatórias em Direitos Humanos". Membro do Núcleo docente Estruturante-NDE da Faculdade de Direito de Vitória-FDV. Desenvolve pesquisas e atividades em torno dos seguintes temas: Direito do Trabalho, Sociologia Jurídica, Educação Jurídica, Movimentos Sociais, Grupos sociais invisibilizados (mulheres, negros, comunidades tradicionais, etc). Professora da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo.

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Avance Filho, G., & Passon Picoretti Francischetto, G. (2024). POR UMA GNOSEOLOGIA JURÍDICA: CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO JURÍDICOS A PARTIR DA ECOLOGIA DOS SABERES. REVISTA PARADIGMA, 33(1), 237–263. https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa237-263