POR UMA GNOSEOLOGIA JURÍDICA: CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO JURÍDICOS A PARTIR DA ECOLOGIA DOS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa237-263Palavras-chave:
Educação jurídica, Epistemologia, Gnoseologia, Ecologia dos SaberesResumo
Este estudo tem por objetivo analisar as características do fenômeno jurídico moderno a partir de uma visão crítica e a necessidade de uma nova visão do conhecimento jurídico. Nesse sentindo, aborda o direito como um dos pilares de construção da modernidade como promessa de elevação do patamar civilizatório da humanidade, vide o fenômeno dos direitos humanos, e comparar as expectativas criadas com o estado desse compromisso. Em seguida analisa a construção do direito moderno brasileiro e da educação jurídica nacional nos primeiros anos do Império e discute algumas características que se espraiam para o presente. Por fim, concluímos pela análise dos conceitos da razão indolente e da ecologia dos saberes de Boaventura de Sousa Santos para determinarmos a necessidade de uma nova gnoseologia e educação jurídicas.
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