O DIREITO ECONÔMICO DA SOCIEDADE GLOBAL NUMA PERSPECTIVA POLICONTEXTURAL: GUNTHER TEUBNER E A JUSTIÇA COMO FÓRMULA DE CONTINGÊNCIA DA ECONOMIA

Autores

  • Arnaldo Bastos Santos Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E UNIALFA
  • Diógenes Faria de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Felipe Magalhães Bambirra UNICENTRO ALVES FARIA

Palavras-chave:

policontextualidade. Economia globalizada. Gunther Teubner.

Resumo

A presente investigação reflete acerca da abordagem sistêmica sobre a sociedade e o direito, verificando a conexão existente entre as sociedades marcadas pela complexidade e a emergência de uma economia globalizada. Buscamos entender como a fórmula de contigência do sistema jurídico permite que o mesmo faça adaptações a um entorno em veloz mutação, mudanças estas que vão muito além das fronteiras do direito e do Estado nacional. A relação entre o direito e a economia global impõem uma visão que assuma a existência da policontextualidade, conforme as contribuições de Gunther Teubner, autor que constitui o marco teórico fundamental do presente estudo. Por meio de sua abordagem podemos indagar sobre como a própria ideia de justiça aparece como uma fórmula de adaptação que regula a complexidade adequada do sistema econômico em sua relação com o direito. A justiça ganha uma nova roupagem, deixando de ser a busca de fórmulas ideais para se tornar um conceito pragmático-sistêmico.

Biografia do Autor

Arnaldo Bastos Santos Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS E UNIALFA

Doutor em Direito pela UNISINOS. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e Professor no Programa de Mestrado em Direito Constitucional Econômico da UNIALFA, bem como pesquisador bolsista da FUNADESP

Diógenes Faria de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Pós-doutor em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional Econômico do Centro Universitário Alves Faria e Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Unialfa/Fadisp). Coordenador-geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Felipe Magalhães Bambirra, UNICENTRO ALVES FARIA

Mestre e Doutor em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-Doutor pela Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Direitos Humanos (PPGIDH). É Professor no Unicentro Alves Farias, no Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico (mestrado em Direito), pesquisador bolsista da FUNADESP

 

Referências

CÁRCOVA, Carlos Maria. Las teorias Jurídicas Post Positivistas. Buenos Aires: LexisNexis, 2007.

DE GIORGI, Raffaele; LUHMANN, Niklas. Teoría de la sociedad. México: Universidad de Guadalajara; Universidad Iberoamericana; ITESO, 1993.

DENNINGER, Erhard. Derecho em “desorden” global. Sobre los efectos de la globalización. Anuário Iberoamericano de Justicia Constitucional, n. 8, p. 117-130, 2004.

MASCAREÑO, Aldo. Legitimación em el derecho fragmentado de la sociedad mundial. Revista da Faculdade de Direito da UFG, v. 33, n. 2, p. 9-23, 2009.

NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

OST, François. Contar a Lei. As fontes do imaginário jurídico. Tradução de Paulo Neves. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

PRANDINI, Riccardo. Riflessioni sull’enigma della giustizia trans-immanente. In: CALLIESS, Gralf-Peter et al. Soziologische Jurisprudenz. Festschrift für Gunther Teubner. Berlim: De Gruyter Recht, 2009.

ROCHA, Leonel Severo. A problemática jurídica: uma introdução transdisciplinar. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1985.

ROCHA, Leonel Severo. Observações sobre autopoiese, normativismo e pluralismo jurídico. Anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, n. 04, p. 1-10, 2007.

SCHWARTZ, Germano. Constituições Civis e Regulação: autopoiese e teoria constitucional. In: Anais do XV Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.

TEUBNER, Gunther. A Bukowina Global sobre a emergência de um pluralismo jurídico transnacional. Revista Impulso, Piracicaba, v. 14, n. 33, p. 9-31, 2003.

TEUBNER, Gunther. Altera Pars Audiatur: o direito na colisão dos discursos. In: ALVES, J. A. Lindgren e outros (Coord). Direito e Cidadania na Pós-Modernidade. Piracicaba: Unimep, 2002.

TEUBNER, Gunther. Giustizia autosovversiva: formula di contingenza o di trascendenza del diritto? Nápoles: Edizioni Città del Sole, 2008.

TEUBNER, Gunther. Os múltiplos corpos do Rei: a autodestruição da hierarquia do direito. In: Vários autores. Filosofia do Direito e Direito Econômico. Que diálogo? Lisboa: Piaget, 2001.

TEUBNER, Gunter. Sociedad global, justicia fragmentada: sobre la violatión de los

derechos humanos por actores transnacionales 'privados'. In: ESCAMILLA, Manuel; SAAVEDRA, Modesto (Org.). Law and Justice in a Global Society. Granada: International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy, 2005.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Arnaldo Bastos Santos Neto, Carvalho, D. F. de ., & Bambirra, F. M. . (2022). O DIREITO ECONÔMICO DA SOCIEDADE GLOBAL NUMA PERSPECTIVA POLICONTEXTURAL: GUNTHER TEUBNER E A JUSTIÇA COMO FÓRMULA DE CONTINGÊNCIA DA ECONOMIA. REVISTA PARADIGMA, 30(1), 139–156. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/2573