O DIREITO ECONÔMICO DA SOCIEDADE GLOBAL NUMA PERSPECTIVA POLICONTEXTURAL: GUNTHER TEUBNER E A JUSTIÇA COMO FÓRMULA DE CONTINGÊNCIA DA ECONOMIA
Palavras-chave:
policontextualidade. Economia globalizada. Gunther Teubner.Resumo
A presente investigação reflete acerca da abordagem sistêmica sobre a sociedade e o direito, verificando a conexão existente entre as sociedades marcadas pela complexidade e a emergência de uma economia globalizada. Buscamos entender como a fórmula de contigência do sistema jurídico permite que o mesmo faça adaptações a um entorno em veloz mutação, mudanças estas que vão muito além das fronteiras do direito e do Estado nacional. A relação entre o direito e a economia global impõem uma visão que assuma a existência da policontextualidade, conforme as contribuições de Gunther Teubner, autor que constitui o marco teórico fundamental do presente estudo. Por meio de sua abordagem podemos indagar sobre como a própria ideia de justiça aparece como uma fórmula de adaptação que regula a complexidade adequada do sistema econômico em sua relação com o direito. A justiça ganha uma nova roupagem, deixando de ser a busca de fórmulas ideais para se tornar um conceito pragmático-sistêmico.
Referências
CÁRCOVA, Carlos Maria. Las teorias Jurídicas Post Positivistas. Buenos Aires: LexisNexis, 2007.
DE GIORGI, Raffaele; LUHMANN, Niklas. Teoría de la sociedad. México: Universidad de Guadalajara; Universidad Iberoamericana; ITESO, 1993.
DENNINGER, Erhard. Derecho em “desorden” global. Sobre los efectos de la globalización. Anuário Iberoamericano de Justicia Constitucional, n. 8, p. 117-130, 2004.
MASCAREÑO, Aldo. Legitimación em el derecho fragmentado de la sociedad mundial. Revista da Faculdade de Direito da UFG, v. 33, n. 2, p. 9-23, 2009.
NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
OST, François. Contar a Lei. As fontes do imaginário jurídico. Tradução de Paulo Neves. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
PRANDINI, Riccardo. Riflessioni sull’enigma della giustizia trans-immanente. In: CALLIESS, Gralf-Peter et al. Soziologische Jurisprudenz. Festschrift für Gunther Teubner. Berlim: De Gruyter Recht, 2009.
ROCHA, Leonel Severo. A problemática jurídica: uma introdução transdisciplinar. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1985.
ROCHA, Leonel Severo. Observações sobre autopoiese, normativismo e pluralismo jurídico. Anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, n. 04, p. 1-10, 2007.
SCHWARTZ, Germano. Constituições Civis e Regulação: autopoiese e teoria constitucional. In: Anais do XV Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.
TEUBNER, Gunther. A Bukowina Global sobre a emergência de um pluralismo jurídico transnacional. Revista Impulso, Piracicaba, v. 14, n. 33, p. 9-31, 2003.
TEUBNER, Gunther. Altera Pars Audiatur: o direito na colisão dos discursos. In: ALVES, J. A. Lindgren e outros (Coord). Direito e Cidadania na Pós-Modernidade. Piracicaba: Unimep, 2002.
TEUBNER, Gunther. Giustizia autosovversiva: formula di contingenza o di trascendenza del diritto? Nápoles: Edizioni Città del Sole, 2008.
TEUBNER, Gunther. Os múltiplos corpos do Rei: a autodestruição da hierarquia do direito. In: Vários autores. Filosofia do Direito e Direito Econômico. Que diálogo? Lisboa: Piaget, 2001.
TEUBNER, Gunter. Sociedad global, justicia fragmentada: sobre la violatión de los
derechos humanos por actores transnacionales 'privados'. In: ESCAMILLA, Manuel; SAAVEDRA, Modesto (Org.). Law and Justice in a Global Society. Granada: International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arnaldo Bastos Santos Neto, Diógenes Faria de Carvalho, Felipe Magalhães Bambirra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.