USE OF CONSUMER DATA FOR BEHAVIOURAL ADVERTISING WITHIN MARKETPLACE PLATFORMS

Authors

  • Fabrício Germano Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Pedro Henrique da Mata Rodrigues Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa23-43

Keywords:

Consumer law, Competition law, Data protection, Behavioral advertising

Abstract

A publicidade desempenha importante função no mercado de consumo, pois pode despertar necessidades antes inexistentes no consumidor e, devido ao seu demasiado potencial econômico, tem incitado a criação e a utilização de diversas estratégias de engajamento. Algumas plataformas de marketplace armazenam dados dos consumidores sem a devida anuência e os utilizam tanto para a veiculação de publicidade de acordo com seu comportamento. Assim, o empecimento da questão transita em torno da ausência de regulamentação referente à tal estratégia de publicidade no ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que essa conduta pode violar a intimidade/privacidade dos consumidores, além de possibilitar uma vantagem desproporcional em relação aos demais fornecedores. Procura-se, demonstrar quais são os limites jurídicos para o desenvolvimento dessa prática, assim como relacionar o Direito das Relações de Consumo ao Direito Concorrencial, uma vez que a publicidade comportamental desequilibra o uso dos dados permitindo um desenvolvimento não igualitário do sistema de comércio. Por isso, os procedimentos metodológicos utilizados para tal análise consistem em pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e hipotético-dedutiva e objetivo descritivo, dada à aplicabilidade socioeconômica. Conclui-se, à vista disso, que apesar de a publicidade comportamental ainda não possuir uma regulamentação específica  no microssistema consumerista brasileiro, quando a captação dos dados não for expressamente autorizada pelos consumidores, essa conduta pode ser considerada abusiva, com fundamento no artigo 39 do CDC, em razão da violação à intimidade/privacidade dos consumidores e à configuração de concorrência desleal. 

Author Biographies

Fabrício Germano Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Advogado. Ex-presidente da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN). Ex-coordenador do Curso de Graduação em Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)/UFRN. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)/UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa Direito das Relações de Consumo</a>. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito das Relações de Consumo (LABRELCON). Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Avaliador do INEP/MEC. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito Eletrônico (Estácio), Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU), Direito Autoral e Propriedade Intelectual (Uniamerica), Direito Educacional (Uniamerica), Publicidade e Propaganda: mídias, linguagens e comportamento do consumidor (Intervale), Marketing Digital (Intervale), Docência no Ensino Superior (FMU) e Metodologias em Educação a Distância (Intervale). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor Cum Laude em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) na Espanha. E-mail: fabriciodireito@gmail.com

Pedro Henrique da Mata Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor e Mentor da Insigne Acadêmica. Mestrando em Direito (PPGD/UFRN). Pós-graduado em Metodologia da Pesquisa Científica (FACSU) e em Linguística Aplicada (Intervale). Pós-graduado em Publicidade/Comportamento do Consumidor e em Docência no Ensino Superior (FACSU). Graduado em Direito (UFRN). Graduando em pedagogia (FACSU). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Direito das Relações de Consumo. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito das Relações de Consumo (LABRELCON). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8307765062275242. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3357-2270. E-mail: pedro.damatta@outlook.com.br.

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Published

2024-07-04

How to Cite

Fabrício Germano Alves, & da Mata Rodrigues Sousa, P. H. (2024). USE OF CONSUMER DATA FOR BEHAVIOURAL ADVERTISING WITHIN MARKETPLACE PLATFORMS. Revista Paradigma, 33(1), 23–43. https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa23-43