ANÁLISE DA ESTRUTURA DE INTEGRAÇÃO JURÍDICA EUROPEIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

Autores

  • Priscilla Saraiva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Regina Martini Professora Doutora do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), professora-visitante no programa de pós-graduação em Direito da UFRGS (PPGD). É avaliadora do Basis do Ministério da Educação e Cultura e do Basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Parecerista ad hoc CNPq e CAPES

Resumo

O presente trabalho consiste em analisar alguns aspectos do sistema de integração existente na União Europeia, sua evolução, e de que modo contribuem para a tutela dos direitos humanos. Enfatizar-se-á as contribuições que referido sistema pode vir a somar ao sistema sul-americano, no qual o Brasil está inserido. Verificar-se-á que a Unasul, bem como outros modelos de integração anteriores, como o Mercosul, buscaram ultrapassar a dimensão comercial e retirá-la do foco do empreendimento integracionista, pautando-se na consolidação da democracia e desvinculando-se da ideia de sistema de integração o viés puramente econômico, considerando que, uma integração sólida apenas será possível quando aspectos culturais, sociais e de promoção aos direitos humanos estiverem presentes. Propõe-se que os modelos de integração sejam orientados pela prevalência do Direito Comunitário (excluídas as possíveis rivalidades regionais) e dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Priscilla Saraiva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Advogada, graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na nova ênfase Direito Europeu e Alemão. Tem experiência na área de pesquisa e extensão, principalmente nas temática de Direito Internacional, Organismos Internacionais e Direitos Humanos.

Sandra Regina Martini, Professora Doutora do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), professora-visitante no programa de pós-graduação em Direito da UFRGS (PPGD). É avaliadora do Basis do Ministério da Educação e Cultura e do Basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Parecerista ad hoc CNPq e CAPES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti pela Università Degli Studi di Lecce (2001), Pós-doutorado em Direito (Roma Tre, 2006) e Pós-doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Salerno, 2010). Foi Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Scuola Dottorale Internazionale Tullio Ascarelli e professora visitante da Universita Degli Studi Di Salerno. Foi diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (janeiro de 2007 a fevereiro de 2011), foi membro (de janeiro de 2008 a dezembro de 2013) do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Atualmente é Pesquisadora Produtividade nível 2 CNPq, professora do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), professora-visitante no programa de pós-graduação em Direito da UFRGS (PPGD). É avaliadora do Basis do Ministério da Educação e Cultura e do Basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Parecerista ad hoc CNPq e CAPES. Conferencista no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em sociologia jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Políticas Públicas, Sociologia Jurídica e Sociedade e Direitos Humanos.

Referências

ANNONI, Danielle. O Direito Humano de Acesso à Justiça no Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 2008. v. 1. 343p.

ALSTON, Philip; WEILER, J.H.H. An ever closer union in need of a human rights policy: the European Union and human rights, in Philip Alston ed., The EU and human rights, Oxford: University Press, 1999, p. 17-18.

AMARAL JUNIOR, Alberto do. O Diálogo das Fontes: Fragmentação e Coerência no Direito Internacional Contemporâneo. Anuário Brasileiro de Direito Internacional, v. 2, p. 11-33, 2008.

BARBOZA, Julio. Derecho Internacional Publico. Buenos Aires: Zavalia, 2008.

BARROSO, Luis Roberto. A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BORGES, J. Souto Maior. Curso de Direito Comunitário. São Paulo: Saraiva, 2005.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. União das Nações Sul-Americanas. Disponível em < http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/688-uniao-de-nacoes-sul-almericanas>. Acesso em 10 de maio de 2016.

CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2006.

CARDUCCI, Michele; MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Teoria tridimensional das integrações supranacionais: uma análise comparativa dos sistemas e modelos de integração da Europa e América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014. v. 1. 196 p.

FERRAJOLI. Luigi. A soberania no mundo moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

__________. Razones jurídicas del pacifismo. Gerardo Pisarello (ed.), Madrid, Trotta, 2004, p. 109.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: Estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

MARQUES, Claudia Lima. Diálogo entre o Código de Defesa do Consumidor e o novo Código Civil: do diálogo das fontes no combate às cláusulas abusivas. Revista de Direito do Consumidor, v. 45, jan.-mar. 2003, p. 71 e ss.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Por um Tribunal de Justiça para a Unasul: a necessidade de uma corte de justiça para a América do Sul sob os paradigmas do Tribunal de Justiça da União Europeia e da Corte Centro-Americana de Justiça. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, v. 1, p. 321-369, 2014.

MENDES, Gilmar. A Justiça Constitucional nos Contextos Supranacionais. In: NEVES, Marcelo(Coord.). Transnacionalidade do Direito: Novas perspectivas dos Conflitos entre Ordens Jurídicas. São Paulo: Quartier Latin do Brasil, 2010, p. 243 – 286.

PIOVESAN, Flávia. O Direito Internacional dos Direitos Humanos e a Redefinição da Cidadania no Brasil. In: PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 6 ed. São Paulo:Saraiva, 2013.

SAINT-PIERRE, Abbé. Projeto para tornar perpétua a paz na Europa. Tradução de Sérgio Duarte. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.

SARLET, Ingo Wolfgang. As dimensões da dignidade da pessoa humana: construindo uma compreensão jurídico-constitucional necessária e possível. Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC n. 09 – jan./jun. 2007

SIERRA, Amanda Queiroz. O acesso à justiça na união de nações sul-americanas: contribuição das experiências da comunidade andina e do mercosul para a criação de um sistema de solução de controvérsias para a unasul. Fortaleza, CE, 2011. 209 f.; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Direito, Fortaleza (CE), 2011

SILVA, Virgílio Afonso da. Integração e diálogo constitucional na América do Sul. In: Flavia Piovesan; Armin von Bogdandy; Mariela Morales Antoniazzi. (Org.). Direitos humanos, democracia e integração jurídica na América do Sul. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, v. 1, p. 515-530.

UNASUL. Tratado Constitutivo da UNASUL. Brasília, 23 de maio de 2008. Disponível em http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-dul-e-integração-regional/unasul/tratado-constitutivo-da-unasul. Acesso em: 14 mar. 2017.

VARELLA, Marcelo Dias; OLIVEIRA, VITOR Eduardo Tavares. Da unidade à fragmentação do direito internacional. O caso Mox Plant. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Impresso), v. 54, p. 119, 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Alves, P. S., & Martini, S. R. (2017). ANÁLISE DA ESTRUTURA DE INTEGRAÇÃO JURÍDICA EUROPEIA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA TUTELA DOS DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL. Revista Paradigma, 26(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/849

Edição

Seção

Artigos