O meio ambiente à luz dos interesses internacionais no Brasil particularmente na Amazônia

Autores

  • Valdete Santos Medrado Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990); Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal (1993) pela Academia de Polícia de Goiás; Gestão da Qualidade (1998) pela FGV; Reciclagem em Capacitação Jurídica (1999) pelo AXIOMA JURÍDICO; MBA em Gestão do Terceiro Setor (2004) pela FAESP; Especialização em Estudos de Política e Estratégia (2008) pela ADESG/UNI-ANHANGUERA; Mestre em Desenvolvimento Regional (2012) pelas Faculdades Alves Faria - ALFA. Profissionalmente atua como Executive Management na Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis - FUNTEC, a qual fomenta atividades com ênfase em inovação no Estado de Goiás. Tem experiência e conhecimento na área bancária, organizacional, comunicação e marketing (habilidades como mestre-de-cerimônia, criação literária, musical e de imagens); vendas; gestão em geral; política; negociação; assessoria administrativa e jurídica etc. Presta serviços relevantes à sociedade desde 1982.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise crítica sobre o tema proposto: demonstrar os interesses escusos de países de primeiro mundo, usando o “meio ambiente” como estratégia para impedir o desenvolvimento do Brasil, especialmente na Amazônia, agregando relato de autores e de outros trabalhos que embasaram as conclusões. A metodologia usada abrange a pesquisa básica, qualitativa, explicativa e bibliográfica. Portanto, o estudo em apresentação neste artigo estrutura-se em questões críticas sobre a ingerência de Organismos internacionais no Brasil, particularmente na região Amazônica. O referencial teórico foi escolhido por conter informações críticas sobre o tema, apresentando dados que comprovam a intervenção internacional na Amazônia, por meio das ONGs e de pessoas influentes. Foi possível concluir que a solução para o problema (o que está por trás do interesse internacional no Brasil/ Amazônia?) será aumentar a densidade populacional da Amazônia, visando favorecer o desenvolvimento local, investindo em obras de infraestrutura como: estradas, rodovias, hidrovias, ferrovias e principalmente saneamento básico, a fim de que o aparato ambientalista internacional dos países desenvolvidos não encontrem um ambiente propício para as suas mazelas.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

Medrado, V. S. (2012). O meio ambiente à luz dos interesses internacionais no Brasil particularmente na Amazônia. Revista Paradigma, (20). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/88

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)