A ordem jurídica no Mercosul: perspectivas de um direito comunitário
Abstract
O presente artigo tem como tema a análise da ordem jurídica no âmbito do Mercosul, bem como a perspectiva de uma futura implementação de Direito Comunitário. Para tanto, serão estudadas a evolução histórica do Mercosul, seus organismos e objetivos. Também será objeto de estudo a ordem jurídica na União Européia, sendo traçado um paralelo entre os sistemas comunitário e intergovernamental.
No caso mercosulista, norteado pelo ordenamento intergovernamental, existem grandes barreiras para a implementação de normas e organismos suprananacionais, como, por exemplo, o caso das Constituições Federais das Repúblicas do Brasil e Uruguai. No entanto, o advento de tais normas é de suma importância para a concretização dos ideais traçados no Tratado de Assunção bem como para o desenvolvimento do Mercosul, nos campos político, econômico e jurídico.
Métodos utilizados: analítico e dedutivo
References
AGUADO, Juventino de Castro – Uma tentativa de avaliação da integração Latino- Americana
ALMEIDA, Paulo Roberto de, O Mercosul no contexto global, in – MERCOSUL, lições do período de transitoriedade, ed. Celso Bastos, 1997
BAHIA, Saulo José Casali”– A supranacionalidade no Mercosul, in Mercosul, Lições do Período de Transitoriedade
D’ANGELIS, Wagner Rocha – MERCOSUL: da intergovernabilidade à supranacionalidade?
SILVA, G. E. do Nascimento e & ACCIOLY, Hildebrando – Manual de Direito Internacional Público, ed. Saraiva, 2000
VENTURA, Deisy de Freitas Lima – A ordem jurídica no MERCOSUL
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting articles to Revista Paradigma, the author already authorizes their publication in case of approval after due evaluation process, aware of the journal's free access policy.
The author declares that he is aware that all information included in the submission will be published, including name, affiliation, title and email address.