O PODER JUDICIÁRIO E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR SEGUNDO AS TEORIAS SUBSTANCIALISTA E PROCEDIMENTALISTA DA CONSTITUIÇÃO

Authors

  • Julia Maurmann Ximenes Instituto Brasiliense de Direito Público
  • Alessandra de Matos Araújo

Abstract

A discussão sobre o papel do Poder Judiciário diante da centralidade do Direito envolve dois eixos de análise, as teorias substancialista e procedimentalista da Constitução.  O presente trabalho analisa uma demanda específica – o acesso ao ensino superior - e de que forma é possível justifica-lo sob o ponto de vista democrático. O objetivo é trazer à baila a discussão em torno da judicialização de políticas públicas, por meio da efetivação de demandas individuais.

Author Biographies

Julia Maurmann Ximenes, Instituto Brasiliense de Direito Público

Doutora em Direito e Professora do Programa de Pós-Graduação do IDP

Alessandra de Matos Araújo

Mestre em Direito pelo IDP

References

BARROSO, Luís Roberto Barroso. Temas de Direito Constitucional. 2. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.

COUTINHO, Diogo R. O direito nas políticas públicas. In: MARQUES, Eduardo; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de (org) Política Pública como campo disciplinar. São Paulo: UNESP, 2013.

CUNHA JÚNIOR. Dirley. Curso de Direito Constitucional. Salvador:JusPodivm, 2008.

DUARTE, Clarice Seixas. Direito público subjetivo e políticas educacionais. In: BUCCI, Maria Paula Dallari. (org). Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 267-278.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

________________. Uma questão de princípio. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FERRAZ, Octavio Luiz Motta. Harming the poor through social rights litigation: lessons from Brazil. Texas Law Review, v. 89, p. 1643-1668, 2011.

GALDINO, Flávio. Introdução à Teoria dos Custos dos Direitos – direitos não nascem em árvores. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: o guardião de promessas. Trad. Maria Luiza de Carvalho. Rio de Janeiro: Revan, 2.ed., 2001.

GONÇALVES, Alcindo. Políticas públicas e a ciência política. In: BUCCI, Maria Paula Dallari. Politicas Públicas – reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 75-96.

GRAU, Eros Roberto. Direito, conceito e normas jurídicas. Revista dos Tribunais, 1988.

HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia – entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. V. 1 e 2.

HESSE, Konrad. A força Normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Fabris Editor, 1991.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Direitos Sociais – teoria e prática. São Paulo: Método, 2006.

MAUS, Ingeborg. Judiciário como superego da sociedade – o papel da atividade jurisprudencial na “sociedade órfã”. Novos Estudos CEBRAP, n. 58, nov. 2000, pp. 183-202.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 3 ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(em crise) – uma exploração hermenêutica da construção do direito. 8.ed., rev. e atual. Porto Alegre: 2009.

VALLE, Vanice Regina Lírio do. Políticas Públicas, direitos fundamentais e controle judicial. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

VIANNA, Luiz Werneck et all. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

Published

2017-02-07

How to Cite

Ximenes, J. M., & Araújo, A. de M. (2017). O PODER JUDICIÁRIO E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR SEGUNDO AS TEORIAS SUBSTANCIALISTA E PROCEDIMENTALISTA DA CONSTITUIÇÃO. Revista Paradigma, 25(2). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/64-82

Issue

Section

Artigos