A crise da empresa no contexto da ordem econômica
Abstract
A empresa hodiernamente ocupa um lugar privilegiado na malha social, pensar e refletir sobre ela é sinônimo de reflexão espelhada na própria sociedade. Diante disto, neste trabalho nos propormos a analisar o fenômeno patológico denominado crise da empresa sob a ótica da ordem econômica constitucional. Para tanto comentamos o conceito de empresa e sua evolução, elaboramos algumas premissas sobre a crise empresarial e o direito concursal, além do desenvolvimento de algumas noções sobre a ordem econômica constitucional na Carta Magna de 1988, para então firmarmos o entendimento que a empresa que cumpra sua função social como determina a ordem econômica constitucional vigente, e que por ventura atravesse uma crise econômico-financeira necessitará de um tratamento jurídico no sentido de manter esta fonte de produção de empregos, rendas e produtos ou serviços, em detrimento ao interesse dos credores.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting articles to Revista Paradigma, the author already authorizes their publication in case of approval after due evaluation process, aware of the journal's free access policy.
The author declares that he is aware that all information included in the submission will be published, including name, affiliation, title and email address.
