DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Resumo
O estudo busca apresentar algumas noções dos Direitos Humanos e conceitos que tornem exequível a análise de sua defesa na sociedade da informação. Desse modo, o estudo empreende esforços para trazer muito mais do que uma singela verificação dos principais institutos previstos nos Direitos Humanos. Este artigo tem como objetivo analisar a defesa dos Direitos Humanos, bem como a inserção de suas normas no sistema jurídico nacional, avaliando sua validade e aceitação internas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, procurando enfatizar a importância do homem na sociedade da informação, bem como a criação de infraestruturas informacionais. Conclui-se pelo reconhecimento da inclusão digital como direito fundamental e as consequências que o analfabetismo digital pode trazer.
Referências
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 30. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
BRASIL. Livro branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
LEMOS, Ronaldo. Uma breve história da criação do marco civil. In Direito e internet III – tomo I: marco civil da internet. São Paulo: Quartier Latin, 2015
LUCCA, Newton de; SIMÃO FILHO, Adalberto; LIMA. Cíntia Rosa Pereira de. Direito e internet III – tomo I: marco civil da internet. São Paulo: Quartier Latin, 2015.
SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Direitos humanos e cidadania digital. In Direito e internet III – tomo I: marco civil da internet. São Paulo: Quartier Latin, 2015
SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Teoria do direito. São Paulo: Saraiva, 2009.
TAKAHASHI, Eduardo Tadao (org). Livro verde da sociedade da informação no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.