O FEDERALISMO BRASILEIRO NA PANDEMIA: UM CAPÍTULO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL COMO CORTE CONSTITUCIONAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do Supremo Tribunal Federal na consolidação do federalismo brasileiro, especialmente após a pandemia da Covid-19. A pesquisa adota o método dedutivo e a técnica de pesquisa documental. Como conclusão aponta-se que é possível identificar uma virada jurisprudencial no Supremo Tribunal Federal favorável ao federalismo e ao sistema de freios e contrapesos, considerando a tentativa hegemônica da União na determinação das medidas de combate ao coronavírus. No contexto da emergência sanitária a Corte reafirmou a autonomia dos entes federativos constitucionalmente garantida. Entretanto, não é possível afirmar que a mudança será permanente sendo necessário aguardar novas decisões em um cenário de normalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.