LIMITES CONTEMPORÂNEOS À CONSTRUÇÃO DA ORDEM JURÍDICA BASEADA NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
O artigo explora o problema dos limites à construção da ordem jurídica tendo como fundamento a concepção atual de direitos humanos. Questiona-se a possibilidade, ou eficiência, de se ordenar contemporaneamente a sociedade desde o foco em direitos universais. É proposto analisar a evolução histórica dos direitos humanos não como simples expansões da liberdade, mas como processo de internalização de pulsões revolucionárias pelo Estado, com a consequência de gerar a obrigação, para o próprio Estado, de arbitrar conflitos de direitos inalienáveis, surgindo o problema da necessidade e da legitimidade democrática do judicial review. Também se apresenta a expansão internacional dos direitos humanos, como fator que intensifica as tensões internas à ordem jurídica. Conclui-se haver uma fragmentação da ordem jurídica, em razão do rol expandido de direitos fundamentais, que desnatura o constitucionalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.