BIOÉTICA E NECROPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n2pa89-104Resumo
O presente artigo consiste na discussão e análise sobre os temas biopoder, necropolítica e separadamente e como eles estão interligados no cenário atual dos governos mundiais. O conceito de biopoder será analisado através do conceito de Michael Foucault em conjunto com a análise do termo necropolítica, sob a ótica do pensador Achille Mbembe. A análise da bioética se consolidará a partir dos estudos com base nos mesmos autores e também do autor e advogado Henderson Furst. Para introduzir o âmbito do direito, o termo biodireito será introduzido, sob análise de Furst. Na análise dos três temas será referenciado as opressões governamentais contra os grupos socialmente vulneráveis e quais são os impactos dessas opressões na sociedade. Além disso, será discutido a intersecção entre a bioética e necropolítica e como os conceitos se perdem sob a banalidade do mal - estudo realizado pela filósofa alemã Hannah Arendt. O objetivo do artigo consiste na disseminação de conhecimento sobre os temas para que o Estado seja alvo de cobrança de melhorias sociais pela população, através da implementação de políticas públicas efetivas e aplicação da legislação já existente. A metodologia usada na pesquisa é de cunho qualitativo baseado em questionamentos filosóficos, sociológicos, jurídicos e ativistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.