O DEVER DE INFORMAR NOS CONTRATOS DE CRÉDITO: UMA PROTEÇÃO CONTRA O SUPERENDIVIDAMENTO

Authors

  • Ana Larissa da Silva Brasil Universidade Regional do Cariri - URCA
  • André Ângelo Rodrigues Universidade Regional do Cariri - URCA

Abstract

As relações de consumo têm passado por modificações ao longo dos anos e a proteção do consumidor fica cada vez mais necessária, haja vista a sua vulnerabilidade frente aos fornecedores de produtos e serviços. Um dos direitos básicos do consumidor é o direito à informação. Direito esse que deve nortear todas as relações no mercado de consumo, especialmente quando se fala em contratos de crédito. O consumidor tem o direito de ser esclarecido sobre o serviço que está contratando bem como as condições para o seu adimplemento. A deficiência ou vício nessas informações tem prejudicado muitos consumidores que se encontram em estado de superendividamento, causado em sua maioria, pela publicidade agressiva e sedutora do crédito. A informação clara e precisa tem sido apontada como meio de proteção e prevenção a esse superendividamento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que os dados foram buscados em livros, artigos e jurisprudência, e que possui um procedimento dedutivo e uma abordagem qualitativa.

Author Biography

Ana Larissa da Silva Brasil, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, docente do Centro Universitário Barão de Mauá e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

References

BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito: conversas com CitlaliRovirosaMadrazo.Tradução Alexandre Werneck. – Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro. Zahar, 2008.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Lex: Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm>. Acesso em: 12 set. 2016.

__________. Projeto de Lei nº 283, de 2012. Lex. Brasil, Disponível em: <http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=112479&tp=1>. Acesso em: 12 set. 2016.

__________. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 1.121.275. Relator: Ministra NancyAndrighi. Brasilía, DF, 17 de abril de 2012. DJe. Brasília. Disponível em: <http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/21597980/recurso-especial-resp-1121275-sp-2009-0019668-6-stj/inteiro-teor-21597981>. Acesso em: 12 set. 2016.

CABREIRA, Marcella Medeiros. O Superendividamento nas Relações de Consumo Creditícias. 2012. 25 f. Artigo (Especialização) - Curso de Direito, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2012/trabalhos_22012/MarcellaMedeiros.pdf>. Acesso em: 12 set. 2016.

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: RT, 2004.

MARQUES, Cláudia Lima; BENJAMIM, Antonio Herman; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. São Paulo: RT, 2013.

PORTO, Elisabete Porto. Evolução do crédito pessoal no brasil e o Superendividamento do consumidor aposentado e pensionista em razão do empréstimo consignado. 2014. 160f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Direito Econômico. João Pessoa, 2014.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial, 2º volume — 29. ed. rev. e atual. por Rubens Edmundo Requião – São Paulo: Saraiva, 2012.

SCHERAIBER, Ciro Expedito. O crédito e o empréstimo consignado. 2009. 10,f. Disponível em: <http://www.ceaf.mppr.mp.br/arquivos/File/teses09/CiroExpedito.pdf>. Acesso em: 15 set. 2016.

TARTUCE, Flávio; NEVES, Daniel Assumpção. Manual de Direito do Consumidor - Volume Único - Direito Material e Processual, 5ª edição. Método, 01/2016.

Published

2017-06-21

How to Cite

Brasil, A. L. da . S., & Rodrigues, A. Ângelo. (2017). O DEVER DE INFORMAR NOS CONTRATOS DE CRÉDITO: UMA PROTEÇÃO CONTRA O SUPERENDIVIDAMENTO. Reflection and Critique Law Magazine, 4(1). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/895