A PESQUISA EM DIREITO CONSTITUCIONAL COMO FATOR DE ABERTURA INTERDISCIPLINAR DA PESQUISA EM DIREITO NO BRASIL
-
Resumo
A discussão sobre metodologia da pesquisa em direito no Brasil não raro acarreta discussões sobre a própria cientificidade do direito, ou então, sobre a própria natureza instrumental do direito no Brasil. Dentre os problemas apontados na pesquisa jurídica, o objeto do presente trabalho é recortado em torno de dois aspectos: a confusão entre prática profissional jurídica e pesquisa acadêmica, e as barreiras encontradas entre o direito e outras disciplinas de ciências sociais e humanas. O presente artigo, partindo de leituras que apontam problemas da pesquisa em direito no Brasil, trabalha em torno da hipótese de que o Direito Constitucional seja uma área de estudo essencialmente interdisciplinar, de modo que a pesquisa em Direito Constitucional pode vir a ser considerada uma abertura para interdisciplinaridade na pesquisa em direito como um todo. A hipótese levantada se justifica na medida em que a interdisciplinaridade encontrada no Direito Constitucional pode vir a servir como meio facilitador de derrubada ou amenização das fronteiras entre o direito e outras disciplinas de ciências sociais e humanas, bem como um estudo atualizado do Direito Constitucional também pode ser capaz de colocar em perspectiva crítica a influência do formalismo jurídico no modo de se fazer pesquisa em direito no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.







