RESPONSABILIDADE AMBIENTAL OBJETIVA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PRINCIPIOLÓGICA DAS TEORIAS DE RISCO E TEORIAS DE CAUSALIDADE

Autores

  • Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Natália Peraro Okano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0009-0002-3714-5628

DOI:

https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n2pa183-206

Resumo

Quais são os impactos jurídicos da Teoria do Risco e da causalidade para a tutela do meio ambiente? Diante dessa indagação, o presente artigo examina o panorama jurídico e principiológico da responsabilidade civil ambiental no contexto brasileiro. A trajetória histórica da responsabilidade civil objetiva é analisada no âmbito do Direito Ambiental, ressaltando seu importante papel na proteção do meio ambiente como direito fundamental. O estudo aprecia os princípios gerais do Direito Ambiental, como o poluidor-pagador, a prevenção, a precaução e a reparação integral, observando sua aplicação na jurisprudência. É discutida a implementação da responsabilidade civil sem culpa pela Política Nacional do Meio Ambiente e sua efetividade na proteção ambiental. O artigo também explora as teorias do risco integral e risco criado, como fundamentos para entender a formação da responsabilidade objetiva em matéria ambiental. Por fim, o artigo irá analisar as teorias de causalidade que irão construir a Teoria de Risco, estabelecendo o nexo causal que irá fundamentar a responsabilidade objetiva, aprofundando-se na Teoria da Equivalência das Condições, Teoria da Causalidade Adequada e Teoria da Causalidade Alternativa, e como ela vem sendo aplicada nos tribunais brasileiros.

Biografia do Autor

Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Advogada, administradora, sócia do escritório Nelson Wilians Advogados, fundadora e presidente do Instituto Nelson Wilians (INW). Especialista em Gestão da Inovação Social, com aperfeiçoamento em Políticas Públicas e Políticas ESG, é autora do livro Empreendedorismo Social Feminino. Também é cofundadora do projeto Justiceiras, projeto multi e interdisciplinar de orientação voltado a meninas e mulheres vítimas de violência doméstica. Comprometida com a justiça social, está diretamente ligada à causa dos jovens e mulheres em contexto de vulnerabilidade. Como presidente do INW, conduz projetos e iniciativas sociais focados em Direito e Educação, que já beneficiaram mais de 60 mil pessoas em todo o país. Desde 2022, Anne tem se dedicado a difundir o Projeto Cidadaniar uma iniciativa da UNESCO e do Instituto Nelson Wilians (INW) para fomento da Cultura da Legalidade, que visa a formação do senso crítico sobre o Estado de Direito, com ações diversas que valorizem e promovam a Educação para a Cidadania Global (ECG) e proponha a equidade de gênero junto às juventudes, mulheres, aos migranteserefugiados.

Natália Peraro Okano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Advogada. Mestranda em Direito junto ao Núcleo de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP.  Graduada em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, & Natália Peraro Okano. (2025). RESPONSABILIDADE AMBIENTAL OBJETIVA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PRINCIPIOLÓGICA DAS TEORIAS DE RISCO E TEORIAS DE CAUSALIDADE. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 12(2). https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n2pa183-206