Desigualdade e migração: reflexões sobre os efeitos da pandemia na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59464/2359-4632.2024.3339

Palavras-chave:

Desigualdade, Migração, América Latina, Pandemia, COVID-19

Resumo

Objetivo: Este ensaio tem como objetivo refletir a relação entre desigualdade, migração e os impactos da pandemia de Covid-19 na América Latina. Resultados: O estudo adotou uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A metodologia envolve a análise de estudos científicos, relatórios de organizações internacionais e dados estatísticos relevantes. Destacando medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19 que gerou efeitos desproporcionais para grupos mais vulneráveis, resultando em impactos significativos na economia e no acesso a serviços básicos. O que afetou ainda mais a crise migratória, uma vez que os migrantes enfrentam dificuldades adicionais sem acesso a políticas de proteção social em relação ao acesso a postos de trabalho. Diante esse contexto a cooperação internacional desempenha um papel relevante no enfrentamento dos desafios globais relacionados à migração e à desigualdade na América Latina, em que as ações conjuntas entre os países e o apoio internacional são essenciais para enfrentar essa problemática e promover um desenvolvimento mais equitativo na região.

Biografia do Autor

Vinícius Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Instituição: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE-UFGD) 

Daiane Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Endereço: Porto Alegre–RS, Brasil

Referências

Araújo R, Sarmiento E. A América-Latina, a Covid- 19 e as migrações forçadas: perspectivas em movimento, muros epidemiológicos e externas imagens. Estud. hist. v. 34, n. 73. Mai. 2021.

Cavalcanti L, Oliveira WF. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a imigração e o refúgio no Brasil: uma primeira aproximação a partir dos registros administrativos. In: Imigração e refúgio no Brasil de 2010 a 2020: os diversos desafios dos novos fluxos. PÉRIPLOS, GT CLACSO, v. 4, n. 2, 2020.

G1 Campinas. Bolivianos são encontrados em situação análoga à escravidão em oficina de costura em Indaiatuba.

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas- regiao/noticia/2022/06/29/bolivianos-sao- encontrados-em-situacao-analoga-a-escravidao-em- oficina-de-costura -em-indaiatuba.ghtml. Acesso em: 21 de nov. 2022.

G1 Roraima. Rota da fome: o caminho dos venezuelanos que enfrentam perigo, falta de comida e de água para chegar a Boa Vista. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/rota-da- fome-o-caminho-dos-venezuelanos-que-enfrentam- perigo-falta-de-comida-e-de-agua -para-chegar-a- boa-vista.ghtml. Acesso em: 25 de nov. 2022.

K Sahd J, Zovato D, Rojas D, Fernandez MP. (editores). Riesgo Político América Latina. Centro UC Estudios Internacionales CE UC. 2022.

Neto, ASC. Migrações, mobilidade da população (e do trabalho) e Covid-19: condicionantes e psicológicos. Revista Pegada, v. 21, n. 3, set.-dez. 2020.

Organizción Internacional del Trabajo (org). Perspectivas Sociales y del Empleo em el Mundo. 2022.

Rodrigues AS. Pandemia e ingestão: instruções sociais e epidemiológicas para o público imigrante no Brasil. Revista Brasileira de Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 1, pág. 7910 - 7924, jan. 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Pelissari Candido, J. E., Oliveira Silva, V. ., Netto, D., & Domingos de Almeida, C. (2024). Desigualdade e migração: reflexões sobre os efeitos da pandemia na América Latina. Revista Científica Integrada, 7(1), e202412. https://doi.org/10.59464/2359-4632.2024.3339

Edição

Seção

Artigo de reflexão