Desigualdade e migração: reflexões sobre os efeitos da pandemia na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.59464/2359-4632.2024.3339Palabras clave:
Desigualdade, Migração, América Latina, Pandemia, COVID-19Resumen
Objetivo: Este ensaio tem como objetivo refletir a relação entre desigualdade, migração e os impactos da pandemia de Covid-19 na América Latina. Resultados: O estudo adotou uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A metodologia envolve a análise de estudos científicos, relatórios de organizações internacionais e dados estatísticos relevantes. Destacando medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19 que gerou efeitos desproporcionais para grupos mais vulneráveis, resultando em impactos significativos na economia e no acesso a serviços básicos. O que afetou ainda mais a crise migratória, uma vez que os migrantes enfrentam dificuldades adicionais sem acesso a políticas de proteção social em relação ao acesso a postos de trabalho. Diante esse contexto a cooperação internacional desempenha um papel relevante no enfrentamento dos desafios globais relacionados à migração e à desigualdade na América Latina, em que as ações conjuntas entre os países e o apoio internacional são essenciais para enfrentar essa problemática e promover um desenvolvimento mais equitativo na região.
Citas
Araújo R, Sarmiento E. A América-Latina, a Covid- 19 e as migrações forçadas: perspectivas em movimento, muros epidemiológicos e externas imagens. Estud. hist. v. 34, n. 73. Mai. 2021.
Cavalcanti L, Oliveira WF. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a imigração e o refúgio no Brasil: uma primeira aproximação a partir dos registros administrativos. In: Imigração e refúgio no Brasil de 2010 a 2020: os diversos desafios dos novos fluxos. PÉRIPLOS, GT CLACSO, v. 4, n. 2, 2020.
G1 Campinas. Bolivianos são encontrados em situação análoga à escravidão em oficina de costura em Indaiatuba.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas- regiao/noticia/2022/06/29/bolivianos-sao- encontrados-em-situacao-analoga-a-escravidao-em- oficina-de-costura -em-indaiatuba.ghtml. Acesso em: 21 de nov. 2022.
G1 Roraima. Rota da fome: o caminho dos venezuelanos que enfrentam perigo, falta de comida e de água para chegar a Boa Vista. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/rota-da- fome-o-caminho-dos-venezuelanos-que-enfrentam- perigo-falta-de-comida-e-de-agua -para-chegar-a- boa-vista.ghtml. Acesso em: 25 de nov. 2022.
K Sahd J, Zovato D, Rojas D, Fernandez MP. (editores). Riesgo Político América Latina. Centro UC Estudios Internacionales CE UC. 2022.
Neto, ASC. Migrações, mobilidade da população (e do trabalho) e Covid-19: condicionantes e psicológicos. Revista Pegada, v. 21, n. 3, set.-dez. 2020.
Organizción Internacional del Trabajo (org). Perspectivas Sociales y del Empleo em el Mundo. 2022.
Rodrigues AS. Pandemia e ingestão: instruções sociais e epidemiológicas para o público imigrante no Brasil. Revista Brasileira de Desenvolvimento, Curitiba, v. 8, n. 1, pág. 7910 - 7924, jan. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Científica Integrada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.