Oficinas pedagógicas para boas práticas em enfermagem no cuidado de pessoas com dor crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59464/2359-4632.2025.3678

Palavras-chave:

Educação permanente, Aprendizagem baseada em problemas, Dor crônica, Terminologia padronizada em enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada em oficinas de educação permanente em serviço, para enfermeiros com atuação no cuidado de pessoas com dor crônica na atenção primária à saúde. Método: Entre agosto e outubro de 2022, foram realizadas oficinas, focadas nos temas “raciocínio clínico”, “uso da CIPE®” e “evidências de cuidado para pessoas com dor crônica”. Relato de experiência: As sessões incentivaram discussões críticas sobre diagnósticos de enfermagem, a necessidade de registros estruturados e a importância de terminologias padronizadas, que aprimoram a comunicação e melhoram a qualidade do cuidado. As metodologias de problematização proporcionaram a identificação dos temas abordados com os desafios do mundo real. Considerações finais: Os resultados reforçam o valor da educação permanente e da prática baseada em evidências em enfermagem. Espera-se que trabalhos futuros possam adotar as metodologias usadas neste estudo para aprimorar a educação permanente em vários contextos de saúde.

Biografia do Autor

Francine Dutra Mattei, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Enfermeira. Professora Assistente, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curso de Enfermagem, Curitiba – Paraná – Brasil.

Marcia Regina Cubas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Enfermeira. Professora Adjunta, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, Curitiba – Paraná – Brasil.

Ana Luísa Zanelatto da Luz, Hospital São Marcelino Champagnat

Enfermeira, Hospital São Marcelino Champagnat, Curitiba – Paraná – Brasil.

Dayse Caroline Cesca Gerniski, Hospital São Marcelino Champagnat

Enfermeira, Hospital São Marcelino Champagnat, Curitiba – Paraná – Brasil.

Jasmine Emanuelle Ferreira Pacheco de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestranda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, Curitiba – Paraná – Brasil.

Victória Stefani Santos Lopes, Hospital São Marcelino Champagnat

Enfermeira, Hospital São Marcelino Champagnat, Curitiba – Paraná – Brasil.

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

Mattei, F. D., Cubas, M. R., Luz, A. L. Z. da, Gerniski, D. C. C., Castro, J. E. F. P. de ., & Lopes, V. S. S. . (2025). Oficinas pedagógicas para boas práticas em enfermagem no cuidado de pessoas com dor crônica. Revista Científica Integrada, 8(1), e202517. https://doi.org/10.59464/2359-4632.2025.3678

Edição

Seção

Relato de experiência