A PROTEÇÃO E DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO ATÉ A PROMULGAÇÃO DA LEI 13.146 DE 2015 E A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE.

Autores

  • Maysa Caliman Vicente Unaerp
  • Juventino de Castro Aguado UNAERP

Resumo

A Constituição Federal estabelece em seu artigo 24, inciso XIV, que a competência para legislar sobre a proteção e integração social das pessoas com deficiência é concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal. Nosso trabalho limita-se a destacar as principais leis brasileiras que, no âmbito federal, abordam a proteção e defesa das pessoas com deficiência, a partir da Constituição Federal até a promulgação da Lei 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência e, por fim, analisar a garantia e efetividade do direito à saúde desse grupo de pessoas vulneráveis.

Biografia do Autor

Maysa Caliman Vicente, Unaerp

Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania

Juventino de Castro Aguado, UNAERP

Pós Doutor Unaerp

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Vicente, M. C., & Aguado, J. de C. (2016). A PROTEÇÃO E DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO ATÉ A PROMULGAÇÃO DA LEI 13.146 DE 2015 E A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 93–99. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/552