PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: DA EVOLUÇÃO DO SEU CONCEITO À TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA DE SEUS DIREITOS

Autores

  • Gabrielle Ota Longo Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP)

Resumo

O presente trabalho destina-se a refletir sobre alguns relevantes aspectos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência no atual cenário brasileiro. Para atingir tal objetivo, abordou-se a proteção dos direitos fundamentais à luz dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade substancial. Demonstrou-se a evolução do conceito de pessoa com deficiência, elencaram-se os direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e se enfatizou o recente reconhecimento de sua plena capacidade civil. Então, analisou-se a importância das ações afirmativas para a sua inclusão na sociedade em igualdade de oportunidades com os demais cidadãos, e se verificou a imprescindibilidade do acesso à ordem jurídica justa. Por fim, situou-se a tutela coletiva enquanto um instrumento hábil a contribuir para a salvaguarda dos direitos e interesses das pessoas com deficiência, em cujo contexto o Ministério Público desempenha papel de destaque.

Biografia do Autor

Gabrielle Ota Longo, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP)

Mestre pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (2018). Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (2016). Possui ênfase nas áreas de Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos e Direitos das Pessoas com Deficiência.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Longo, G. O. (2018). PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: DA EVOLUÇÃO DO SEU CONCEITO À TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA DE SEUS DIREITOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1267