DIREITO A EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: PERCURSOS NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Afonso Soares Oliveira Sobrinho Faculdade Autônoma de Direito -FADISP

Resumo

O nosso objetivo é o estudo do direito à educação de qualidade como meio de acesso a uma sociedade justa e fraterna calcada na ética, cidadania. Os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU colocam esse direito como uma necessidade proeminente a ser alcançada até 2030. Assim, surgiram os questionamentos sobre os percursos de ordem constitucional brasileira relativos ao direito à educação no tempo e os desafios a sua efetivação. O problema da pesquisa é o direito à educação e sua influência no desenvolvimento humano, cidadania. Nosso objeto de estudo é a educação como instrumento de oportunidades e capacidades. A justificativa é que desenvolvimento humano e educação de qualidade são essenciais para o acesso às oportunidades. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e os principais meios de pesquisa foram a fonte bibliográfica e documental. Concluímos identificando o Direito à educação e o desenvolvimento humano como percursos na formação cidadã que perpassa pela linguagem como instrumento de comunicação pela prática (interação social) que permita a emancipação humana, incluído nesse processo a difusão de valores com vistas à formação individual e social do sujeito inserido em comunidade por meio da política como espaço democrático-participativo nas decisões públicas.

Biografia do Autor

Afonso Soares Oliveira Sobrinho, Faculdade Autônoma de Direito -FADISP

Pós-Doutor em Direito - FDSM. Doutor em Direito - FADISP.

Advogado.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Oliveira Sobrinho, A. S. (2018). DIREITO A EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: PERCURSOS NA FORMAÇÃO CIDADÃ. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1299

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas