O PRINCÍPIO UTILITARISTA APLICADO AOS RELATOS DO LIVRO HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Autores

  • Osmar Júnior Marques Martins Faculdade Católica Dom Orione
  • Geraldo Alves Lima Faculdade Católica Don |Orione

Resumo

O objetivo geral será expor os relatos descritos no livro-reportagem Holocausto Brasileiro da jornalista Daniela Arbex, (objeto principal) e relacionar com a teoria utilitarista, de modo a verificar a sua aplicação, tanto por parte da sociedade em geral quanto pelo poder público. Será analisado sobre a ótica da teoria utilitarista, contudo, muitas vezes para obtermos a felicidade, sacrificamos a minoria. Historicamente a sociedade pune os membros que não se enquadram no padrão. Dessa forma, será analisada a espetacularização da sociedade da época, que nada fez em relação aos abusos ali cometidos, cabendo agora ao Estado, o reconhecimento da sua responsabilidade, seja à luz dos direitos humanos, bem como na legislação nacional e internacional. E, por fim, foi utilizada a metodologia análise do discurso com uma abordagem qualitativa como pesquisa de caráter bibliográfico.

Biografia do Autor

Geraldo Alves Lima, Faculdade Católica Don |Orione

Possui mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos -SP (2002). Com Área de concentração Memória, cultura e tempo presente. Especialização em Administração escolar- Universidade Salgado de Oliveira- RJ (1996), graduação em Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará-CE (1995) Tem experiência no curso de Administração, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Filosofia aplicada a Administração, ética nas organizações, filosofia e ética profissional. No Direito tem experiências nas seguintes disciplinas: Ciência política, Metodologia do trabalho científico, filosofia e ética geral, filosofia Jurídica. No curso de Psicologia tem experiências na disciplina de Matrizes filosóficas da psicologia. Tem experiência como pesquisador de projetos de iniciação cientifica e gestão de ligas acadêmicas nas área de (Solidariedade, ética e cidadania, responsabilidade socioambiental ,comunicação social, psicologia aplicada, Gestão empresarial e Ciências criminais).Já lecionou disciplinas nos seguintes cursos superiores: Educação física, turismo, Biomedicina, Jornalismo, publicidade Rádio e TV, Fisioterapia, Pedagogia e Radiologia. Participou do comitê de ética na pesquisa em seres humanos da UFT no período de 2017- 2018.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Marques Martins, O. J., & Lima, G. A. (2022). O PRINCÍPIO UTILITARISTA APLICADO AOS RELATOS DO LIVRO HOLOCAUSTO BRASILEIRO . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (9), 123–144. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2547

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito