AÇÃO CIVIL PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL AMPLIATIVO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO TITULAR DE BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Deomar Adriano Gmach unicesumar
  • Dirceu Pereira Siqueira unicesumar

Resumo

O presente artigo busca analisar o papel da Ação Civil Pública-ACP como mecanismo de efetividade da dignidade da pessoa humana e, por consequência, os seus direitos da personalidade, a partir da importância daquela ferramenta de tutela coletiva para o progresso interpretativo do Benefício de Prestação Continuada-BPC. Com a evolução dos estudos e da jurisprudência acerca do cabimento da ACP para a tutela de direitos individuais homogêneos envolvendo idosos e pessoas com deficiência, surge a possibilidade de se utilizar a referida ação para defender os titulares do BPC. Tal possibilidade vai ao encontro da necessidade de se dar a mais ampla possível efetividade ao BPC, visto que o mesmo é um direito fundamental social. Nesse sentido a hipótese de que parte esse artigo é a de que a ACP pode ser uma ferramenta apta a garantir a dignidade do individuo, pela efetividade que a mesma traz a tutela do BPC. A metodologia utilizada na realização da pesquisa será o método dedutivo onde, por meio da revisão bibliográfica de obras doutrinárias, de artigos acadêmicos, decisões judiciais e legislação afeta ao tema se buscará explorar o problema de pesquisa.

Biografia do Autor

Deomar Adriano Gmach, unicesumar

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar. Bolsista pelo Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Especialista Lato Sensu em Direito Previdenciário pela universidade Anhanguera. Graduado em Direito pela Universidade Pontificia Universidade Católica do Paraná.

Dirceu Pereira Siqueira, unicesumar

Coordenador e Professor Permanente de Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Cesumar. Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de ensino. Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade de Rio preto.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Gmach, D. A., & Siqueira, D. P. (2023). AÇÃO CIVIL PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL AMPLIATIVO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO TITULAR DE BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 831–850. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2800

Edição

Seção

Direitos da Personalidade e a Dignidade da Pessoa Humana