A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

  • Edson Jacobucci Rueda Junior UNICESUMAR
  • José Sebastião de Oliveira UNICESUMAR https://orcid.org/0000-0001-9429-3841
  • Magda Aparecida Mage Pantarotto UNICESUMAR

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar o exercício do poder familiar, a ação de destituição e sua correlação com os direitos da personalidade. Para chegar ao referido objetivo, serão objetos de análise a evolução pela qual perpassou o instituto poder familiar, assim como serão aferidas as causas de destituição previstas na lei, sob o ponto de vista dos direitos da personalidade. Através do método hipotético-dedutivo, com pesquisa na doutrina e na jurisprudência, verificar-se-á que a ação de destituição do poder familiar é um instrumento para efetivação dos direitos da personalidade, atendendo ao direito à convivência familiar e sobretudo o princípio da dignidade da pessoa humana.

 

Biografia do Autor

José Sebastião de Oliveira, UNICESUMAR

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP; Mestre em Direito pela Universidade  Estadual  de  Londrina  -  UEL;  Consultor  científico  ad  hoc  das  Universidades  Estaduais  de Londrina - UEL e Universidades Estaduais de Maringá – UEM; Docente aposentado de Direito Civil da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente de Direito Civil do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Docente dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá – UNCESUMAR; Advogado na Comarca de Maringá. E-mail: drjso1945@gmail.com.

Magda Aparecida Mage Pantarotto, UNICESUMAR

Fomação academica em direito pela Toledo de Presidente Prudente/SP. Pós graduação em direito eleitoral pela universidade Cândido Mendes/ RJ. Analista Judiciário no TRE/SP.
Mestranda pela Unicesumar Maringá PR.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Jacobucci Rueda Junior, E., Sebastião de Oliveira, J., & Aparecida Mage Pantarotto, M. (2023). A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 10(10), 813–830. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/2817

Edição

Seção

Direitos da Personalidade e a Dignidade da Pessoa Humana