A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL: COMBATE A INFORMALIDADE NO BRASIL

Autores

  • Catharina Marques UNAERP
  • João Pedro Vieira Farah UNAERP

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de expor a situação da classe trabalhadora no Brasil de como a evasão escolar configura como epicentro do trabalho infantil que, por consequência, reproduz na vida adulta o emprego informal e gera obstáculos na seguridade social; correlacionando com os grupos étnico-raciais que são os mais afetados pelas desigualdades.  A escola como espaço de direitos é a coluna vertebral para reduzir a vulnerabilidade socioeconômica. O método adotado foi o analítico-dedutivo, valendo-se de material histórico, sociológico e jurídico, a partir de livros e artigos científicos, que foram analisados na elaboração da pesquisa.

Biografia do Autor

João Pedro Vieira Farah, UNAERP

Advogado. Mestrando em direitos coletivos e cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Marques, C., & João Pedro Vieira Farah. (2024). A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL: COMBATE A INFORMALIDADE NO BRASIL . Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 12(12), 583–600. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3469

Edição

Seção

DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E INSTRUMENTOS DE CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO