Os benefícios da legística para o emaranhado brasileiro de normas ambientais

Autores

  • Linara Oeiras Assunção Universidade Federal do Amapá
  • Simone Maria Palheta Pires Universidade Federal do Amapá

Resumo

A legislação ambiental brasileira notabiliza-se por ser um emaranhado de leis e regulamentos esparsos emanados dos Poderes Legislativo e Executivo. Ao longo de décadas, este cenário vem gerando insegurança para o sistema de proteção do meio ambiente. Assim, este trabalho aborda os benefícios da legística para a qualidade das leis ambientais. Procura demonstrar que a legística, como metodologia de concepção da ação pública e da tradução normativa, que busca determinar as melhores modalidades de elaboração e de aplicação das normas, surge como alternativa para a superação deste ambiente inseguro, garantindo que o legislador tenha toda a informação necessária para tomar decisões qualificadas.

Biografia do Autor

Linara Oeiras Assunção, Universidade Federal do Amapá

Bacharel em Direito. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas (UNIFAP). Doutoranda em Direito (UFMG). Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Simone Maria Palheta Pires, Universidade Federal do Amapá

Bacharel em Direito. Especialista em Direito Processual Civil. Doutoranda em Direito (UFMG). Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Assunção, L. O., & Palheta Pires, S. M. (2015). Os benefícios da legística para o emaranhado brasileiro de normas ambientais. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (2), p. 161–168. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/348