EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: DUALISMO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Josycler Aparecida Arana Santos Professora da Universidade Federal Fluminense , Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Advogada sob nº 27.770 OAB/PR
  • Tamara Barbosa Fejolo de Oliveira Discente da Universidade Federal Fluminense

Resumo

A proposta deste estudo foi realizar uma análise da legislação ambiental e diretrizes educacionais, e suas relações com o tema educação ambiental, com o objetivo de identificar e demonstrar as dificuldades encontradas na implementação da política educacional sólida, tal qual preconizada em nosso texto constitucional. O direito a um meio ambiente equilibrado, concebido como um direito fundamental e transindividual, está elencado em nossa Carta Magna no artigo 225, que, além de afirmar tal garantia, ainda impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse sentido, a educação ambiental é uma das mais importantes subdivisões dessa responsabilidade coletiva na defesa de um meio ambiente saudável. Isso porque o ensino, em seus diferentes níveis, é essencial na construção de valores coletivos, e no desenvolvimento de novas ideias, tecnologias em prol do meio ambiente.

 

Palavras-Chave: Educação ambiental, Direito Ambiental, Meio-ambiente, Ensino

 

Biografia do Autor

Josycler Aparecida Arana Santos, Professora da Universidade Federal Fluminense , Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Advogada sob nº 27.770 OAB/PR

GT 8 - Direito Ambiental

Tamara Barbosa Fejolo de Oliveira, Discente da Universidade Federal Fluminense

Discente da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2016-03-12

Como Citar

Santos, J. A. A., & de Oliveira, T. B. F. (2016). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: DUALISMO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 461–466. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/513