DIREITOS HUMANOS: ENTRE O UNIVERSALISMO, O CULTURALISMO RELATIVISTA E O INTERCULTURALISMO.

Autores

  • Daniel Diniz Gonçalves UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto
  • Filipe Antônio Faiano Luquez UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

O tema Direitos Humanos traz várias controvérsias, que variam desde seu conteúdo, suas características, até mesmo o substrato ético que lhe subjaz enquanto supedâneo legitimante. Serão abordadas diferentes conceituações acerca da figura dos Direitos Humanos e será discutida a principal polêmica que versa sobre a Universalização desses Direitos, baseados em conceitos axiológicos “duros”, intangíveis e universalizáveis em especial diante do debate entre universalismo, relativismo e interculturalismo - considerando que vivemos um processo de universalização dos direitos humanos que pretende a afirmar um “consenso internacional” acerca de temas centrais aos direitos humanos, um chamado “mínimo ético irredutível”. Cabe-nos indagar se isso seria possível. O fato é que a humanidade precisa de direitos humanos, efetivos e efetiváveis, de maneira que, ao fim e ao cabo do trabalho, intentaremos uma proposta de direitos humanos que reflita um consenso mínimo e provisório, extraído do campo de convergência dos vários discursos que ilustrarão nossa análise.

Biografia do Autor

Daniel Diniz Gonçalves, UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Bacharel em Direito pela UFMG. Mestrando pela UNAERP. Procurador Federal.

Filipe Antônio Faiano Luquez, UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Bacharel pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara. Conciliador e Mediador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Advogado. Mestrando pela UNAERP.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Gonçalves, D. D., & Luquez, F. A. F. (2016). DIREITOS HUMANOS: ENTRE O UNIVERSALISMO, O CULTURALISMO RELATIVISTA E O INTERCULTURALISMO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 312–318. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/532