O PLURALISMO JURÍDICO COMO LEGITIMADOR DE DIREITOS DENTRO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS

Autores

  • Tiago Barros Cunha UNAERP - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir do estudo do pluralismo jurídico e do reconhecimento dos diversos sujeitos de direitos dentro de um Estado, mormente aqueles que vivem em comunidades afastadas e necessitam que suas tradições sejam reconhecidas e protegidas para que possam viver com dignidade. À luz da pluralidade subjetiva é necessário reconhecer que as diferenças entre as pessoas existem e por essa razão devem ser protegidas pelo ordenamento jurídico de acordo com suas peculiaridades. Em um país com uma grande extensão territorial e incontáveis números de pessoas de diversas miscigenações, não se torna plausível que leis gerais e abstratas tratem pessoas desiguais de uma mesma forma.

Biografia do Autor

Tiago Barros Cunha, UNAERP - UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.

Tabelião de Notas e Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais no Estado de São Paulo. Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Direito Notarial e Registral Imobiliário, Direito Público, Direito Administrativo e Direito Empresarial, Mestrando em Direito Coletivo e Cidadania pela UNAERP -Universidade de Ribeirão Preto -SP.

Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Cunha, T. B. (2018). O PLURALISMO JURÍDICO COMO LEGITIMADOR DE DIREITOS DENTRO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/970