A INCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO VIRTUAL

Autores

  • Adriana Ferreira Gori UNAERP
  • Vinicius Corrêa
  • Tanyse Galon Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG

Resumo

Historicamente, as pessoas com surdez enfrentam inúmeras dificuldades ao adentrar e se comunicar com a sociedade em diversos ambientes. Com os avanços tecnológicos, foi possível romper algumas dessas barreiras exclusivas, como acesso a conteúdo escrito, criação de aplicativos que traduzem para libras e autoatendimento. Entretanto, a migração dos meios escritos para os audiovisuais ainda apresenta falhas, como a ausência de legendas e janelas com intérpretes, gerando uma adversidade para essa comunidade. Essas barreiras existentes podem ser sanadas com novas tecnologias de informação e comunicação que corrijam e deem real acesso à comunidade surda, com amplitude de conteúdos e sem perda de informações na tradução do português para libras, como ocorre ainda em alguns aplicativos.

Biografia do Autor

Adriana Ferreira Gori, UNAERP

Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP.

Vinicius Corrêa

Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP

Tanyse Galon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2009). Doutora em Ciências, na Linha de Pesquisa em Saúde do Trabalhador, Programa Enfermagem Fundamental - EERP/USP (2015). Membro da Rede Enfermagem em Saúde Ocupacional - RedENSO. Foi enfermeira assistencial na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - HCFMRP/USP (2013-2015) e Professora do Departamento de Enfermagem - DEnf da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015-2017). Atualmente é Professora Efetiva Adjunto A do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, e Filosofia e Saúde.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Gori, A. F., Corrêa, V., & Galon, T. (2020). A INCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO VIRTUAL. In Revista | ISSN: 1980-6418, 11, 105–120. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1830