TRABALHO DOMÉSTICO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REPORTAGENS SOBRE AS VIDAS INVISÍVEIS DE “DENTRO DE CASA”

Autores

  • Tanyse Galon UFTM
  • Nádia Karolina Gonçalves Oliveira UFTM

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as denúncias de trabalho doméstico análogo à escravidão no Brasil durante a pandemia de COVID-19, a partir de publicações jornalísticas nacionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, realizada nas páginas eletrônicas da Folha de São Paulo, UOL e da Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). As 21 matérias elencadas apontaram denúncias de trabalhadoras domésticas vítimas de privação da liberdade, violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, ocultação ou controle de documentos e renda, ausência ou escassez de horários de descanso e lazer e imposição de ambientes de trabalho degradantes, dentre outras formas radicais de violação dos direitos humanos.

Downloads

Publicado

2023-11-29 — Atualizado em 2023-12-05

Versões

Como Citar

Galon, T., & Oliveira, N. K. G. (2023). TRABALHO DOMÉSTICO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REPORTAGENS SOBRE AS VIDAS INVISÍVEIS DE “DENTRO DE CASA”. In Revista | ISSN: 1980-6418, 15(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3238 (Original work published 29º de novembro de 2023)