CYBERBULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE REPORTAGENS JORNALÍSTICAS

Autores

  • Tanyse Galon Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG
  • Aline Croscrato

Resumo

O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o cyberbullying no ambiente de trabalho, a partir de reportagens publicadas sobre o tema em jornais online. Foi desenvolvida uma pesquisa documental nos jornais Folha de São Paulo, G1 e El País, realizada entre janeiro e fevereiro de 2019, com o termo de busca “cyberbullying”, incluindo-se publicações até 2018. Reportagens correlacionadas também foram incluídas. Por fim, oito publicações sobre o tema de interesse foram identificadas. A partir da leitura das reportagens na íntegra, as seguintes questões foram discutidas: o cyberbullying em professores, uma das categorias laborais mais suscetíveis a essa prática; o cyberbullying nos diversos contextos de trabalho, com efeitos deletérios para a saúde física e mental dos trabalhadores; e o cyberbullying relacionado ao uso de aplicativos, que podem se tornar instrumentos de agressão virtual inclusive nos ambientes de trabalho. Frente a esses achados, identificou-se a necessidade de maiores pesquisas sobre o cyberbullying nos contextos laborais, concomitante à criação de estratégias de promoção de espaços de trabalho mais colaborativos e de cooperação entre os trabalhadores e gestores, por meio de uma cultura organizacional que valorize o respeito nas relações humanas e a ética na comunicação online.

Palavras-chave: Cyberbullying. Ambiente de Trabalho. Saúde do Trabalhador. Saúde Mental. Jornalismo.

Biografia do Autor

Tanyse Galon, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM / MG

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2009). Doutora em Ciências, na Linha de Pesquisa em Saúde do Trabalhador, Programa Enfermagem Fundamental - EERP/USP (2015). Membro da Rede Enfermagem em Saúde Ocupacional - RedENSO. Foi enfermeira assistencial na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - HCFMRP/USP (2013-2015) e Professora do Departamento de Enfermagem - DEnf da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015-2017). Atualmente é Professora Efetiva Adjunto A do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, e Filosofia e Saúde.

Aline Croscrato

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP.

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Galon, T., & Croscrato, A. (2020). CYBERBULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE REPORTAGENS JORNALÍSTICAS. In Revista | ISSN: 1980-6418, 12, 135–152. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1845