O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA

Authors

  • Renato Márcio Martins de Campos

Abstract

A partir do cenário de evolução tecnológica, vários setores passaram por mudanças e adaptações, inclusive a maneira de comprar determinado produto ou serviço pelos consumidores. O objetivo deste artigo é analisar o papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra. Para desenvolver esta proposta, inicialmente, fez-se uso de levantamento bibliográfico. Após está etapa, optou-se por uma pesquisa de campo: foram aplicados questionários do tipo entrevista fechada, com amostra de 96 pessoas e margem de erro de 5%. Também foram realizadas entrevistas abertas, para ter mais contato com o tema, com as influenciadoras digitais Renata Giannini e Paola Borelli, que foram de grande importância para entender como é para o influenciador ter o domínio de pequena massa e como elas lidam com isso. Com base nas pesquisas realizadas, foi possível identificar o impacto que influenciadores digitais possuem sobre as pessoas e como interferem no usuário para decidir sobre a realização da compra, demonstrando que o marketing está se adaptando para uma nova geração de consumo.

Author Biography

Renato Márcio Martins de Campos

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela Cásper Líbero (1998). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Atua como docente e pesquisador na área de Comunicação com ênfase nos seguintes temas: Marketing, Teoria da Comunicação e Cinema Brasileiro. Coordena o Centro de Informação em Comunicação (CIC) que desenvolve pesquisas institucionais e de mercado.

Published

2022-07-29

How to Cite

Campos, R. M. M. de. (2022). O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA. In Revista | ISSN: 1980-6418, 13(1). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/2743