A CULTURA DA GRATUIDADE E O AUVIOVISUAL EM STREAMING: EFEITOS NO MERCADO PUBLICITÁRIO

A CULTURA DA GRATUIDADE E O AUVIOVISUAL EM STREAMING: EFEITOS NO MERCADO PUBLICITÁRIO

Authors

  • Jade Teixeira
  • João UNAERP

Abstract

A Cultura da Gratuidade vem afetando a forma tradicional de comunicar uma marca para o consumidor. A propaganda como conhecemos desgastou-se ao longo do tempo por ter sido muito usada como forma de financiar o conteúdo compartilhado de forma gratuita para os usuários. Diante deste cenário, as plataformas streaming pagas tomaram força, sendo o conteúdo não mais financiado pela publicidade, já que uma das características de ser assinante pagante é a ausência da propaganda. Na metodologia de estudo de caso, foi analisado o product placement da Coca-Cola na plataforma Netflix dentro da série Stranger Things, com a intenção de descrever os procedimentos que guiaram as diferentes aparições da marca. Também foram analisadas propagandas tradicionais da Coca-Cola no período de 2015 a 2019, e discorridos os procedimentos que conduziram a criação da propaganda da marca. Desta maneira trazemos a reflexão sobre os efeitos da cultura da gratuidade e da ferramenta product placement nas agências de publicidade.

Published

2022-07-29

How to Cite

Teixeira, J., & João Flávio de Almeida. (2022). A CULTURA DA GRATUIDADE E O AUVIOVISUAL EM STREAMING: EFEITOS NO MERCADO PUBLICITÁRIO: A CULTURA DA GRATUIDADE E O AUVIOVISUAL EM STREAMING: EFEITOS NO MERCADO PUBLICITÁRIO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 13(1). Retrieved from https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/2746