MERCHANDISING EDITORIAL NO NETFLIX "ESTUDO DE CASO SANTA CLARITA DIET, 2ª. TEMPORADA"

Autores

  • Renato Márcio Martins de Campos
  • Karen Cristine Sobue Sergio Universidade de Ribeirão Preto
  • Guilherme Bianco Benedini Sica Universidade de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Audiovisual, Ficção Seriada, Merchandising Editorial, Netflix, Streaming.

Resumo

O dia 1º de julho de 1941 ficou marcado na trajetória da comunicação quando, em meio à 2ª Guerra Mundial, ia ao ar o primeiro comercial televisivo registrado na história. Vetados do meio televisivo, os comerciais ganharam espaço nas telas dos raros televisores espalhados pelos Estados Unidos graças à intervenção da Federal Communications Comission (FCC). Segundo ela, a migração da publicidade dos meios radiofônico e impresso para o meio televisivo era apenas uma questão de tempo. Desta forma, o governo americano permitiu a veiculação dos primeiros 10 segundos publicitários do canal NBC, pouco antes do jogo de baseball entre os Brooklyn Dodgers e Philadelphia Phillies. Com a evolução dos meios de comunicação, o advento da internet e a criação de sites de serviços via streaming a evolução da publicidade continua.

Biografia do Autor

Renato Márcio Martins de Campos

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela Cásper Líbero (1998). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Atua como docente e pesquisador na área de Comunicação com ênfase nos seguintes temas: Marketing, Teoria da Comunicação e Cinema Brasileiro. Coordena o Centro de Informação em Comunicação (CIC) que desenvolve pesquisas institucionais e de mercado.

Karen Cristine Sobue Sergio, Universidade de Ribeirão Preto

Graduanda em Publicidade e Propaganda

Guilherme Bianco Benedini Sica, Universidade de Ribeirão Preto

Graduando em Publicidade e Propaganda

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Campos, R. M. M. de, Sergio, K. C. S., & Sica, G. B. B. (2017). MERCHANDISING EDITORIAL NO NETFLIX "ESTUDO DE CASO SANTA CLARITA DIET, 2ª. TEMPORADA". In Revista | ISSN: 1980-6418, 8(8), 29–41. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1367

Edição

Seção

Artigos