A CONSTRUÇÃO DE SIMULACROS NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Lucia Carla Gomes Marcon Universidade de Ribeirão Preto
  • Mariane Vargas dos Santos
  • Maria Beatriz Prandi USP - Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Simulacro. Fotografia. Imagem publicitária. Comunicação contemporânea.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar o conceito de simulacro, concebido pelo filósofo Jean Baudrillard (1981), em relação às práticas contemporâneas de produção e divulgação de imagens publicitárias. De acordo com o autor estudado, simulacro é uma imitação hiper-real que simula a realidade, ou seja, é substituição do mundo empírico por realidades fantásticas, simuladas para retirar a relevância do mundo real. Isso posto, essa pesquisa se propõe a articular conceitualmente as ferramentas de edição de imagens como efeitos potencializadores na construção de simulacros, permitindo lançar luz sobre novas problemáticas que incidem na comunicação social contemporânea. Essa pesquisa tem como objetivo trazer contribuições para o campo da comunicação social ao discutir o simulacro e a perda de credibilidade nas mídias digitais, além de propor caminhos para a construção de sentidos mais verdadeiros e legítimos a respeito de uma marca.

Biografia do Autor

Lucia Carla Gomes Marcon, Universidade de Ribeirão Preto

Graduanda em Publicidade e Propaganda

Mariane Vargas dos Santos

Graduanda em Publicidade e Propaganda

Maria Beatriz Prandi, USP - Ribeirão Preto

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia da USP, Ribeirão Preto.

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Marcon, L. C. G., Santos, M. V. dos, & Prandi, M. B. (2017). A CONSTRUÇÃO DE SIMULACROS NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA. In Revista | ISSN: 1980-6418, 8(8), 61–74. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1368

Edição

Seção

Artigos