A LEI COMO SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS DE SAÚDE: REMÉDIOS JURÍDICOS NO CONTEXTO PRISIONAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar mecanismos de compensação dos malefícios à saúde e integridade física dos presos em razão da execução da pena privativa de liberdade nos moldes como esta é realizada no Brasil. Tendo em vista que a condição de vulnerabilidade da população encarcerada se materializa no próprio estado de saúde dos detentos, bem como que o sistema de justiça criminal mantém, ao mesmo tempo em que produz, excessos e desvios na execução penal, a presente pesquisa buscou delinear hipóteses de aplicação de dois incidentes processuais previstos na Lei de Execução Penal para combater ou minimizar, pela via judicial, as iniquidades provocadas à saúde dos presos durante o confinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrícia de Paula Queiroz Bonato, Carla Aparecida Arena Ventura, Cláudo do Prado Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.