CIDADES SUSTENTÁVEIS: O HIPERCONSUMO DE AUTOMÓVEIS E A MOBILIDADE URBANA POR CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Autores

  • Alexandre Abel Mariotti Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Aparecida Antunes Osório Universidade de Caxias do Sul
  • Cleide Calgaro Universidade de Caxias do Sul

Resumo

As cidades, analisadas pela ótica da mobilidade urbana, deixaram de ser um bom lugar para se viver. Perdem-se horas no trânsito, o que se tornou sinônimo de fadiga. O ar que se respira está contaminado pela fumaça tóxica resultante da combustão que dá vida ao automóvel. Perde-se tempo e, sobretudo, qualidade de vida. Por esse viés, é que o presente artigo tem por escopo apresentar a atual situação do consumo de automóveis no Brasil, bem como identificar o consequente problema da mobilidade urbana e uma possível solução. Para tanto, apresenta-se, em linhas gerais, o surgimento e os contornos da sociedade hiperconsumista e sua influência no consumo de automóveis no Brasil para, na sequência, se identificar os problemas na mobilidade urbana oriundos dessa escolha.  Para esta pesquisa foi utilizado o método hermenêutico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, apresenta-se a associação entre consumo consciente e a mobilidade urbana por ciclovias e ciclofaixas como uma alternativa viável na busca por cidades mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Alexandre Abel Mariotti, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pós-graduado, lato sensu, em Direito Ambiental, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduado lato sensu em Direito, em nível de Especialização em Direito Aplicado, pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Graduado em Direito pela ULBRA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Privado. Advogado. E-mail: a.amariotti@gmail.com - Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0077299276788435

Fernanda Aparecida Antunes Osório, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Direito Público pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduada pela UCS. Servidora Pública. E-mail: faaosorio@ucs.br - Endereço para acessar este CV://http://lattes.cnpq.br/1510723592536809

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-Doutora em Filosofia e em Direito ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestra em Direito e em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atualmente é Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - e na Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Metamorfose Jurídica”.  CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261. E-mail: ccalgaro1@hotmail.com

 

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Publicado

2017-09-05

Como Citar

Mariotti, A. A., Osório, F. A. A., & Calgaro, C. (2017). CIDADES SUSTENTÁVEIS: O HIPERCONSUMO DE AUTOMÓVEIS E A MOBILIDADE URBANA POR CICLOVIAS E CICLOFAIXAS. Revista Paradigma, 26(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/858

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Seção

Artigos