A tecnologia da informação e comunicação no atendimento a legislação regulamentadora da EAD: estudo de caso UFRN

Autores

  • Lucas Ambrósio de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Engenharia de Produção (UFRN)
  • Natália Veloso Caldas de Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Graduada e Mestranda em Engenharia de Produção (UFRN)
  • Fernanda Cristina Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)
  • Jamerson Viegas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)
  • Marciano Furukava Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (UFRN)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC)para a gestão de cursos de graduação à distância(EAD). O presente estudo analisacomo as TIC estão contribuindo para o desenvolvimento e integração dos cursos de educação superior à distância.Foi evidenciada a importância das TIC por meio de um estudo de caso aplicado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, atualmente utilizado por mais de 37.000 usuários da Instituição e licenciados. Os resultados apontam para a grande importância das TIC para a gestão acadêmica e institucional dos cursos de graduação a distância, uma vez que o número de usuários e a dispersão geográfica dos mesmos exigem que tais ferramentas proporcionem meios eficientes de gestão dos elementos inerentes a este tipo de modalidade de ensino. Diante da complexidade da gestão acadêmica e das características peculiares da EAD, as TIC são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento e atendimento a legislação regulamentadora.

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

de Oliveira, L. A., de Vasconcelos, N. V. C., Queiroz, F. C. P., Queiroz, J. V., & Furukava, M. (2012). A tecnologia da informação e comunicação no atendimento a legislação regulamentadora da EAD: estudo de caso UFRN. Revista Paradigma, (20). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/98

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