O CONTROLE DA VIDA: DO SUJEITO ENRAIZADO AO PRESENTE CONTÍNUO
Resumo
Neste artigo, pretende-se analisar os mecanismos de controle do sujeito que viabilizaram a formação e manutenção da modernidade (Estado e Direito modernos), bem como as diversas mutações nessas relações que atualmente possibilitam e sustentam o domínio do capital nas relações econômicas, sociais e políticas, propondo por fim, alternativas viáveis à superação da modernidade.
Referências
AGAMBEM, Giorgio. Profanações, Boitempo editorial, São Paulo, 2007.
BALDI, César Augusto (coord.). Aprender desde o sul – novas constitucionalidades, pluralismo jurídico e plurinacionalidade – aprendendo desde o sul, Belo Horizonte, Fórum, 2015.
Folha de São Paulo, 18 de janeiro de 2016: “62 bilionários têm patrimônio igual ao de 3,6 bilhões mais pobres, diz ONG.”
HARTOG, François. “Regimes de historicidade. Presentismo e experiências de tempo”. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2013.
LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciónSurSur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2005.
MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade in SOUZA SANTO, Boaventura e MENEZES, Maria Paula, organizadores, Epistemologias do Sul, Cortez Editora, São Paulo, 2010.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social in SOUZA SANTO, Boaventura e MENEZES, Maria Paula, organizadores, Epistemologias do Sul, Cortez Editora, São Paulo, 2010.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem, Editora Cosac Naify, São Paulo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.