O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E O PAPEL DOS AGROTÓXICOS: COMO O USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NO CAMPO BRASILEIRO INFLUENCIA O DIREITO À ALIMENTAÇÃO
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo traçar um paralelo entre o direito a alimentação e a utilização de agrotóxicos; busca-se, assim, entender o papel dos agrotóxicos para a realização de um direito fundamental previsto na Constituição brasileira. O artigo é desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica que busca traçar o papel histórico dos agrotóxicos na busca pela consecução do direito à alimentação. Para tanto, inicia-se com a análise do direito à alimentação, inserido no contexto constitucional brasileiro, para que, por meio da compreensão alcançada sobre esse direito, seja possível verificar o que efetivamente representa sua consecução. Após, traça-se uma análise sobre os regimes alimentares para contextualizar o início e a ascensão da utilização de agrotóxicos na produção alimentar, em conformidade com a teoria desenvolvida por Philip McMichael. Por fim, verifica-se como o regime alimentar corporativo e a utilização em massa de agrotóxicos influenciam a realização do direito à alimentação. Conclui-se, por meio da análise realizada, que a utilização maciça de agrotóxicos é um obstáculo à realização do direito à alimentação, ao passo que atenta contra a segurança alimentar (food safety) e contra a soberania alimentar (food sovereignty). Destaca-se, então, a implicação social da aplicação ostensiva de agrotóxicos, uma vez que essa prática prejudica a busca por uma alimentação saudável para o povo e um regime soberano para o país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Giovanni Martins de Araújo Mascarenhas, João Pedro Marra Nogueira, André Felipe Soares de Arruda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.