UM MÉTODO AUTOCOMPOSITIVO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO, SOB A VISÃO DA ARGUMENTAÇÃO PUBLICA DE AMARTYA SEN
DOI:
https://doi.org/10.55839/2318-8650RevParRPv33n1pa200-214Palavras-chave:
Argumentação Pública. Autocomposição. Bem-estar Social. Mediação. Amartya Sen.Resumo
O presente trabalho, busca compreender a possibilidade da argumentação pública em Amartya Sen, como meio auxiliar no procedimento de mediação e conciliação autocompositiva visando a promoção do bem-estar social. A argumentação é diretamente relacionada com a forma sobre como as pessoas relacionam-se umas com as outras, analisando-se vários fundamentos enquanto mantém o respeito e a tolerância dos seres racionais O método de abordagem é o indutivo, afirmando a mediação e a conciliação com base na comunicação e argumentação entre os atores envolvidos em conflitos, como uma estratégia positiva usando o diálogo com a técnica de pesquisa bibliográfica, iniciando pelas leis que tratam os métodos autocompositivos e pesquisa junto aos órgãos judiciais competentes. O referencial teórico é a obra ‘Escolha coletiva e bem-estar social” de Amartya Sen, abordando especificamente a argumentação pública e das capacitações (capabilities), cuja ampliação contribui para a melhoria da liberdade de escolha.
Referências
BRASIL. Constituição Federal. Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Brasília, 1988. Acesso em: 03 mar. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Morosidade da justiça é a principal reclamação recebida pela ouvidoria do CNJ. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/morosidade-da-justica-e-a-principal-reclamacao-recebida-pela-ouvidoria-do-cnj/. Brasília, DF, 01 de out. 2014. Acesso em: 03 jul. 2020.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça. Justiça em Números permite gestão estratégica da Justiça há 10 anos. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/conteudo/arquivo/2019/08/justica_em_numeros20190919.pdf. Brasília, DF, 09 de jun 2015. Acesso em: 30 de jun. 2020.
BOSCATTO, Neuri Antônio. Políticas públicas e solução de conflitos: visão a partir da ideia de Justiça em Amartya Sen. In: Estudos sobre Amartya Sen, Volume 7. Anais do III Seminário Internacional Sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen.
OLIVEIRA, Sonia de; BOSCATTO, Neuri Antônio. Conciliação e mediação como meio alternativo de solução de conflitos e sua eficiência na Justiça do Trabalho. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/48095/conciliacao-e-mediacao-como-meio-alternativo-de-solucao-de-conflitos-e-sua-eficacia-na-justica-do-trabalho. Acesso em: 11 jul. 2020.
RICHA, Morgana de Almeida; PELUSO, Cesar Antônio; GRINOVER, Ada Pelegrini ET.al., colaboradores. Conciliação e mediação: estruturação da política judiciária nacional; Rio de Janeiro: Forense, 2011.
SALDANHA, Jânia Maria Lopes. Substancialização e efetividade do direito processual civil – a sumariedade material da jurisdição: proposta de estabilização da tutela antecipada em relação ao projeto do novo CPC. Curitiba: Juruá, 2012.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes e Laila Coutinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, Amartya. Escolha coletiva e bem-estar social. Tradução de Ana Nereu Reis. Coimbra: Edições Almedina, S.A, 2018.
SPENGLER, Fabiana Marion; SPENGLER NETO, Theobaldo. Mediação e a conciliação propostas pelo projeto 8.046/2010 (novo código de processo civil brasileiro- CPC) como mecanismos eficazes de tratamento de conflitos. In: Acesso a justiça jurisdição (in) eficaz e Mediação: a delimitação e a busca de outras estratégias na resolução de conflitos [recurso eletrônico]. Org. Fabiana Marion Spengler e Humberto Dalla Bernardina de Pinho. Curitiba: Multidéia, 2013,p. 85-114. Disponível em: https://www.academia.edu/28027289/Acesso_%C3%A0_Justi%C3%A7a_jurisdi%C3%A7%C3%A3o_in_eficaz_e_media%C3%A7%C3%A3o_1_pdf. Acesso em: 20 out.2020.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação e prática restaurativa. Rio de Janeiro: Forense, São Paulo: Método, 2012.
WARAT, Luis Alberto. Surfando na pororoca: ofício do mediador. Vol III. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
ZAMBAM, Neuro José. A teoria da justiça em John Rawls: uma leitura. Passo Fundo. ed. UPF. 2004.
ZAMBAM, Neuro José. Amartya Sen: liberdade, justiça e desenvolvimento sustentável. Passo Fundo: IMED, 2012.
ZAMBAM, Neuro José; KUJAWA, Henrique Aniceto. As políticas públicas em Amartya Sen: condição de agente e liberdade social. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 13, n. 1, p. 60-85, mar. 2017. ISSN 2238-0604. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/1486/1112.
Acesso em: 11 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Neuri Antonio Boscatto, Neuro Jose Zambam

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.
