OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE OS FLUXOS MIGRATÓRIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Elisa Cardoso Ferretti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Janete Rosa Martins Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • João Martins Bertaso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

Fluxos migratórios, Mudanças climáticas, Desastres ecológicos

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as consequências dos intensos desastres ecológicos decorrentes da exploração predatória empreendida pela estrutura capitalista, determinantes para o acréscimo dos fluxos migratórios contemporâneos. Utilizando-se do método de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento com amparo bibliográfico, a questão-problema busca demonstrar de que forma a destruição do espaço natural, decorrente da exploração econômica indiscriminada, impacta para o aumento dos fluxos migratórios mundiais atualmente. Para tal intento, fragmenta-se a análise do tema, inicialmente, na contextualização das práticas de exploração do ambiente natural pela matriz capitalista, historicamente embasadas no viés antropocêntrico de objetificação da natureza. No segundo tópico, tenciona-se delinear as consequências climáticas ocasionadas pelas atividades econômicas nocivas e sua correlação para a intensificação dos movimentos migratórios. Permite-se demonstrar, com base na análise desenvolvida, que os deslocamentos forçados na atualidade encontram uma de suas motivações mais nefastas na desordem climática decorrente das práticas de exploração predatória do meio ambiente natural e possuem um intrincado caminho para solução dos impasses existentes, tendo em vista que os desastres e mudanças climáticas, deixando de atingir seus responsáveis, não possuem o destaque necessário na agenda global.

Biografia do Autor

Elisa Cardoso Ferretti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo. Bolsista PROSUC/CAPES. Pós-graduanda em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito. Pós-graduanda em Direito Empresarial pela Faculdade Legale. Possui graduação em Direito pela Faculdade CNEC Santo Ângelo (2019). Realizou estágio perante o Gabinete da 1ª Vara Cível da Comarca de Santo Ângelo (2017-2019). Aprovada no XXVIII Exame de Ordem Unificado. Pesquisadora na área de Direitos Humanos, Refugiados, Cidadania e Interculturalidade.

Janete Rosa Martins, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - (2017), Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC - (2001), Especialização em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - (2007) e graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI - (1995). Professora da Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito e da graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Pertence ao Grupo de Pesquisa do Cnpq _ Conflito, Cidadania e Direitos Humanos- Coordenadora da Pós-graduação(lato sensu). Atua áreas de Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário e Novas formas de resolução de conflitos - Mediação, inclusive com projetos de pesquisas e de extensão em andamento, advogada.

João Martins Bertaso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pesquisador registrado no CNPq. Possui pos doutoramento pela UNISINOS. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina 2004). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Especialista em direito pela UFSM. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (FADISA/1982) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo (1976). Professor Pesquisador vinculado a URI - Universidade Regional Integrada, de Santo Ângelo-RS. Coordenador executivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado - URI - Ângelo-RS. Líder do grupo de pesquisa intitulado "Conflito, Cidadania e Direitos Humanos", vinculado ao CNPq. Atuou em programas de voluntariado pelo Projeto Rondon (1976-1985). Possui experiência em gestão do ensino do Direito. Desenvolve pesquisa em cidadania, direitos humanos e psicanálise.

Referências

BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

AUTOR (2007). Removido para avaliação cega.

CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A Revolução Ecojurídica: o Direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. Trad. Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2018.

FERRY, Luc. A nova ordem ecológica. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Ensaio, 1994.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990. Disponível em: https://docero.com.br/doc/xv18x. Acesso em: 01 ago. 2021.

JACOBS, Michael. La economia verde. Medio ambiente, desarrollo sostenible y la política del futuro. Barcelona: ICARIA, FUHEM, 1996.

JUBILUT, Liliana Lyra. O Direito internacional dos refugiados e sua aplicação no ordenamento jurídico brasileiro. São Paulo: Método, 2007. Disponível em: http://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/O-Direito-InternacionaldosRefugiados-e-sua-Aplica%C3%A7%C3%A3o-no-OrdenamentoJur%C3%ADdicoBrasileiro.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021.

LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Trad. Jorge E. Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

MORIN, Edgar. Para onde vai o mundo? Trad. Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2012.

RAMOS, Érika Pires. Refugiados ambientais: em busca de reconhecimento pelo direito internacional. Tese apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutora em Direito. São Paulo: 2011. Disponível em:https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/eventos/Refugiados_Ambientais.pdf?view=1. Acesso em: 08 ago. 2021.

SERRES, Michel. O Contrato Natural. Tradução: Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

UNHCR. Global Trends. Forced Displacement in 2020. 2021. Disponível em: https://www.unhcr.org/statistics/unhcrstats/60b638e37/global-trends-forceddisplacement-2020.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Cardoso Ferretti, E., Rosa Martins, J., & Martins Bertaso, J. (2022). OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE OS FLUXOS MIGRATÓRIOS CONTEMPORÂNEOS. REVISTA PARADIGMA, 30(1), 175–191. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/2565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)