EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO UM DIREITO DA PERSONALIDADE: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Autores

  • Giovanna Christina Moreli Alcantara da Silva Unicesumar / Discente - Doutorado https://orcid.org/0000-0002-6528-0459
  • Ivan Dias da Motta Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR
  • Nelson Nunes Tenório Junior Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

Palavras-chave:

Direito à educação; EaD; Educação Superior

Resumo

A educação é um direito social e fundamental para todos, previsto na Constituição Federal de 1988, sendo essencial para a efetivação do desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e para a concretização de uma sociedade mais justa. Desta forma, ao Poder Público cabe definir as garantias para o acesso à educação nos dois níveis previstos na legislação, a Educação Básica e o Ensino Superior, como forma de possibilitar isonomia entre os indivíduos. Para construir a democratização do Ensino Superior, a Educação a Distância (EaD) emerge como uma modalidade de ensino capaz de contribuir para assegurar o direito à educação, pois quebra barreiras geográficas, permite a inclusão social de indivíduos que não conseguem estar presentes nas instituições de ensino e o acesso a uma formação ao nível superior. Esta qualificação, para além do desenvolvimento individual, demonstra uma relação direta com o desenvolvimento socioeconômico. Nesse cenário, este estudo pretende efetuar uma análise crítica a partir dos dados do último Censo da Educação Superior, publicado em 2023, e referente a uma série histórica de toda a educação superior no Brasil. Para este estudo, considera-se somente a modalidade a distância, discutida à luz dos meios utilizados pelo Poder Público para garantir a educação superior. Verifica-se que é essencial ampliar a oferta de vagas em instituições públicas e privadas para atender à demanda de indivíduos aptos a usufruírem das oportunidades de formação superior. Assim, é crucial proteger os direitos educacionais, a efetivação do direito da personalidade e o desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Giovanna Christina Moreli Alcantara da Silva, Unicesumar / Discente - Doutorado

Doutoranda do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2023),  bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (PROSUP/CAPES), integrando a linha de pesquisa “Instrumentos para Efetivação dos Direitos da Personalidade”, Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2023),  graduada em Direito, pela Universidade Cesumar – Unicesumar (2020), e em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Maringá (2021); auxiliar de cartório na Vara Cível Fazenda e Competência Delegada em Sarandi/PR. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9447438937375982. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6528-0459. E-mail: giovannachristina1997@gmail.com

Ivan Dias da Motta, Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

Professor permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Possui graduação em Direito, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), e doutorado em Direito das Relações Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Direito Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Maringá, integrando a linha de pesquisa “Instrumentos para Efetivação dos Direitos da Personalidade”. Atua profissionalmente também na área da advocacia e consultoria em Direito Educacional. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1508111127815799. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7515-6187. E-mail: ivan.motta@unicesumar.edu.br.

Nelson Nunes Tenório Junior, Universidade Cesumar - UNICESUMAR - Maringá/PR

Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS com pós-doutorado pela IT University e pela Universidade de Copenhague, ambas na Dinamarca. Pós-doutorado e pesquisador visitante na na UTT, França.

Referências

ALVES, Lucineia. EaD: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 84-92, 2011. Disponível em: https://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

APRILE, Maria Rita; BARONE, Rosa Elisa Mirra. Educação superior: políticas públicas para inclusão social. Revista @mbienteeducação, v. 2, n. 1, p. 39-55, 2009. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/534. Acesso em: 25 fev. 2024.

ARAUJO, Gilda Cardoso de. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil:" o problema maior é o de estudar". Educar em Revista, n. 39, p. 279-292, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/bC4kV7mHZJJpvJS7bnzQQ7x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

BARUFFI, Helder. Educação como direito fundamental: um princípio a ser realizado. In: FACHIN, Zulmar (coord.). Direitos fundamentais e cidadania. São Paulo: Método, 2008.

BIESDORF, Rosane Kloh. O papel da educação formal e informal: educação na escola e na sociedade. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 1-13, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/20432. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, DF: Presidência da República, [2006]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de setembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2014]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Censo da Educação Superior. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

COSTA, Maria Luisa Furlan; ZANATTA, Regina Maria. EaD no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. Maringá: UEM, 2014.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. Educação e Sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, p. 449-455, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 set. 2023.

DUARTE, Clarice Seixas. Direito público subjetivo e políticas educacionais. In: BUCCI, Maria Paula Dallari (org.). Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

GALVANI, Leonardo; SOUZA, Adriano Stanley Rocha. Os direitos da personalidade sob o enfoque da hermenêutica da Faticidade Heideggeriana. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, v. 9, n. 1, p. 95-114, 2009. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/1016. Acesso em: 25 fev. 2024.

GOMES, Magno Federici; CARVALHO, Heloisa. Políticas públicas ambientais: consensualização e concertação. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), v. 9, n. 2, p. 561-588, 2021. Disponível em: https://portal.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/851. Acesso em: 10 mar. 2024.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 166, n. especial, p. 166-181, 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

IBÁNEZ, Ricardo Marin. A educação a distância: suas modalidades e economia. Rio de Janeiro: UCB, 1998.

LONCHIATI, Fabrizia Angelica Bonatto; MOTTA, Ivan Dias da; SOUZA, Paulo André de. A educação semipresencial. Revista Em Tempo, v. 20, n. 1, p. 2020. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3237. Acesso em: 24 set. 2023.

LONCHIATI, Fabrizia Angelica Bonatto; MOTTA. Ivan Dias da. Reflexões acerca da Teoria dos direitos fundamentais e o princípio da dignidade da pessoa humana no direito educacional. Revista Jurídica - UNICURITIBA, v. 4, n. 45, p. 1-23, 2016. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/1760. Acesso em: 28 fev. 2024.

MENEGHEL, Stela Maria; WESTPHAL, L. Vieira. Expansão dos Cursos de Licenciaturas no Brasil Período de 2010 a 2018. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió: Anais [...]. Maceió: CONEDU, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5979_06102020171745.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.

MIRANDA, Paula Roberta; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Fies e ProUni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Revista Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. e1421-e1421, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421. Acesso em: 25 fev. 2024.

MOTTA, Ivan Dias; OLIVEIRA, Angélica Papote de. A educação e os direitos da personalidade: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Revista Jurídica - UNICURITIBA, v. 3, n. 40, p. 233-250, 2016. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/1359/916. Acesso em: 28 fev. 2024.

MUGNOL, Marcio. A EaD no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p. 335-349, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v09n27/v09n27a08.pdf. Acesso em Acesso em: 25 fev. 2024.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da educação superior. Sociologias, ano 9, n. 17, p. 14-21, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/wLS65R85wxcrkhrpLqJf4qC/?lang=pt. Acesso em: 25 fev. 2024.

PESSATTO, Rusilei Luzia da Costa; NOGUEIRA, Patricia Simone; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. A EaD e as políticas educacionais: principais discussões e marcos legais. In: SEMINÁRIO DE EAD DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 3., 2020, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: SBC, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/seadco/article/view/14651. Acesso em: 8 ago. 2023.

PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

RANIERI, Nina. Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição Federal de 1988. São Paulo: Edusp, 1994.

ROSSETTO, Cristina B. de Souza; GONÇALVES, Flávio de Oliveira. Equidade na educação superior no Brasil: uma análise multinomial das políticas públicas de acesso. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 58, n. 3, p. 791-824, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/KRjfSnXV87vpjDcGd8dtPDy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições, v. 20, p. 205-222, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/xsWtB87QQvPLK6hwmj7shsc/?lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

SELLA, Thiene Nogueira; MOTTA, Ivan Dias da. O direito à educação aos adolescentes em conflito com a lei e sua aplicabilidade nos centros socioeducativos. Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, v. 89, n. 2, p. 232-246, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/article/view/231138. Acesso em: 8 ago. 2023.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru: Canal 6, 2017.

SIQUEIRA, D. P.; SANTOS, Marcel Ferreira dos; SANTOS, Bianka El Hage Ferreira dos. Auxílio inclusão à luz da dignidade da pessoa humana: considerações sobre o benefício de prestação continuada voltado à pessoa com deficiência e a lei 14.176/2021. Revista Jurídica Cesumar: Mestrado. v. 22 n. 2, mai./ ago., p. 399-411, 2022 . (https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/10695)

SIQUEIRA, D. P.; TATIBANA, Caroline Akemi. A pandemia da covid-19: os desafios para tutela dos direitos da pessoa idosa e ação civil pública como instrumento de efetivação. DUC IN ALTUM cadernos de direito - Faculdade Damas (Recife) ISSN 2179-507X - Vol. 14, n. 2, 2022, p. 48-68. Disponível em: https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/cihjur/article/view/1909

SIQUEIRA, D. P.; TATIBANA, Caroline Akemi. O abandono afetivo inverso durante a pandemia e o papel das famílias no dever de cuidado. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 38, n. 1, pp. 140-157, jan./jun. 2022. (Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/377/346)

SIQUEIRA, D. P.; SILVA, Tatiana Manna Bellasalma e; ITODA, Eloise Akiko Vieira. Direitos da personalidade e o julgamento aida curi: análise Sobre a (in) aplicabilidade do direito ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro. Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO, VO L .6 , N . 1, p. 1-25, 2023.

SIQUEIRA, D. P.; MOREIRA, Mayume Caires. Ciberdemocracia, construção da identidade e os direitos da personalidade: análise crítica da exclusão digital frente à participação política no ciberespaço. REVISTA DIREITO E PAZ – UNISAL - ISSN: 1518-7047, vol. 1, n. 48, p. 302-327, 2023. (Disponível em: https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/1690)

SIQUEIRA, D. P.; POMIN, Andryelle Vanessa Camilo; DZINDZIK, André Silva Dzindzik. A paz enquanto direito da personalidade: uma análise sobre as guerras. Revista Argumentum – RA, eISSN 2359-6889, Marília/SP, V. 24, N. 2, p. 363-387, Mai.-Ago. 2023 . (Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1745 )

Silva Fernandes Vieira, A. E.; Pereira Siqueira, D. Big Data E Manipulação On-Line Dos Usuários: Revisão Sistemática Da Literatura À Luz Do Direito De Personalidade À Liberdade. Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Direito – PPGDir./UFRGS, 18(1), 2023, 142–173. https://doi.org/10.22456/2317-8558.130117

SIQUEIRA, D. P.; SILVA, J. B.; SOUZA, B. C. L. Desenvolvimento como liberdade: a importância dos direitos sociais para o exercício da liberdade e dos direitos da personalidade. DIREITO.UNB. v.7, p.121 - 142, 2023.

SIQUEIRA, D. P.; MARTINS, P. H. A política pública das hortas comunitárias de maringá, pr: alternativa de acesso à alimentação adequada: public policy for community kitchen garden in maringá, pr: alternative for access to adequate food. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 47, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/62668. Acesso em: 24 ago. 2023.

SIQUEIRA, D. P.; MORAIS, Fausto Santos de; TENA, Lucimara Plaza. Perspectivas de expansão dos dirietos da personalidade em um contexto de ia a partir do filme free guy - assumindo o controle. Revista Eletrônica Direito e Sociedade, Canoas, v. 11, n. 1, p. 55-74, jun. 2023. (Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/9867)

SOUSA, Eda. Panorama internacional da EaD. Em Aberto, v. 16, n. 70, p. 9-16, 1996. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2382. Acesso em: 9 ago. 2023.

SOZZO, Aline Rollo; MIRANDA, Fernando Silveira Melo Plentz. Direitos Personalíssimos. Revista Eletrônica Direito, Justiça e Cidadania, v. 1, n. 1, p. 1-36, 2010. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/aline.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa. Introdução à EaD. Fortaleza: Editora RDS, 2010. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/58/2021/07/edital_29-1.pdf. Acesso em 25 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Christina Moreli Alcantara da Silva, G., Motta, . I. D. da, & Tenório Junior, N. N. (2024). EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO UM DIREITO DA PERSONALIDADE: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA . REVISTA PARADIGMA, 33(1), 289–311. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/3322