O ENSINO DO DIREITO PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Júlio Cesar Torquato dos Santos Escola Paulista de Direito

Resumo

O ensino do Direito no Brasil enfatiza o dogmatismo das leis em detrimento da prática jurídica. Tal situação resulta em um distanciamento aparente entre a realidade dos fatos e sensação de justiça. Apesar dos esforços do MEC para tentar diminuir essa lacuna, incluindo matérias com menos conteúdo legal, percebemos que ainda há um longo caminho para que o texto da Lei reflita a complexidade das relações humanas. Neste cenário abissal entre realidade e Lei, onde o ensino do Direito no Brasil carece de efetividade para diminuir essa distância, um novo elemento é adicionado, a Inteligência Artificial que, em tese, tenta replicar como o ser humano pensa, aprenda e decide. Neste sentido, este artigo tem como objetivo investigar o uso ascendente da Inteligência Artificial e seus efeitos no ordenamento jurídico. Assim, a questão norteadora da pesquisa está voltada para responder quais são as possibilidades, reflexos e riscos que surgem com a aplicação desta nova tecnologia. Em termos metodológicos, será adotada uma abordagem sistêmica com matriz Luhmanniana e utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado do estudo, constatou-se que o avanço no uso da Inteligência Artificial no universo jurídico já está em andamento. Além disso, o debate buscou antever as possibilidades e implicações da Inteligência Artificial no mundo jurídico, pois melhor do que competir com ela é entender como ela funciona e aproveitar as possibilidades que pode proporcionar.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Torquato dos Santos, Escola Paulista de Direito

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2002). Mestrando em Direito (previsão de término em 2022) Inglês fluente, com Master em Supply Chain Management e pós-graduação em Business Administration. DPO certificado (2020) pela It partners ? EXIN e certificando CIPP/E pela Opice Blum Acadmy. Experiência em assessment de empresas para adequação as exigências da LGPD e GDPR. Conhecimento e experiência na implantação de ISO 9.001 e no desenvolvimento de políticas de compliance e normas de anticorrupção. Desenvolvimento de trabalho em grandes multinacionais com sólida experiência em (14 anos) na gestão de suprimentos de materiais e serviços diretos e indiretos (incluindo commodities). Alta expertise em gestão de pessoas (equipes locais e remotas), gestão orçamentária (P&L), logística, desenvolvimento de cadeia produtiva, principalmente no que tange a projetos ligados à infraestrutura ou implantação de negócios no Brasi

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Torquato dos Santos, J. C. (2024). O ENSINO DO DIREITO PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 11(1), 151–172. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/2705