INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS DEMOCRÁTICAS
Resumo
O presente artigo debate a relevância da participação popular no processo de fortalecimento da democracia brasileira. O debate sobre a crise da democracia que dominou o mundo na última década também afeta a democracia brasileira, e nesse sentido é preciso encontrar caminhos não só para a manutenção, mas para o fortalecimento da democracia no Brasil. Embora a Constituição Federal brasileira apresente estímulos e instrumentos de participação, a realidade da participação popular ainda é tímida. Instrumentos tradicionais de participação podem ser reencontrados e fortalecidos, bem como é necessário encontrar novos instrumentos de participação que se adequem a realidade dos novos tempos, desviando dos riscos da participação e construindo uma democracia de participação popular. Este artigo é desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e investigações sobre instrumentos possíveis de participação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.







