LICITAÇÃO PÚBLICA, PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS E A MORALIDADE ADMINISTRATIVA
Resumo
A ética na administração pública é atualmente uma exigência unânime na sociedade brasileira e internacional. Nas licitações públicas é palco dos maiores abusos e violações aos cofres públicos. Mediante a observância dos princípios constitucionais administrativos podemos apontar um norte do que seja, em tese, condutas morais administrativas, das quais é impossível negar desconhecimento pelo administrador público. No Brasil, em junho de 2013, quando ocorreu grande mobilização nacional, que por alguns será chamada de Outono Brasileiro, teve como estopim o Movimento Passe Livre – SP, que motivou várias manifestações nacionais com repercussão internacional, mobilizou no país mais de um milhão de pessoas que saíram as ruas, através da comunicação pelas redes sociais na internet e telefonia celular que clamavam preços mais baixos no transporte público, fim da corrupção, entre outros assuntos. Dessa forma a sociedade clama pela participação popular nos atos da administração publica transparente e não admite atos de corrupção, tornando o tema comum, ou seja, de interesse coletivo.Referências
CAETANO, Marcello. Principios Fundamentais do Direito Administrativo. 1ª reimpressão. Coimbra: Almedina, 1996.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. 2ed. ref. São Paulo: Moderna,
GOHN, Maria da Glória, Novas Abordagens teóricas sobre as ações coletivas na América Latina, Edições Loyola.
_________________. Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 30. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2012. PAZZAGLINI FILHO, Marino e outros.Improbidade Administrativa:aspectos jurídicos da defesa do patrimônio público. São Paulo: Atlas, 1996.
Revista Reflexão e Crítica do Direito, Ribeirão Preto – SP, a. I, n. 1, p.305-322, jan./dez. 2013 322
PÉREZ, Jesús González. La ética em La administración pública. Madrid: Civitas, 1996.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros Editores, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.