Estratégia de ensino junto à família com pessoa idosa: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59464/2359-4632.2023.3050

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Visita domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Equipe multiprofissional

Resumen

Objetivo: relatar a experiência da utilização do Projeto Terapêutico Singular como uma estratégia de ensino sobre a saúde do idoso. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizada em uma Unidade Básica de Saúde, com Equipes de Saúde da Família, por meio de seis visitas domiciliares pelos graduandos do curso de medicina, acompanhados pelo Agente Comunitário de Saúde, juntamente com a professora supervisora da atividade prática. Ademais, foram realizadas seis reuniões de discussão do caso e aprofundamento teórico com elaboração de um Projeto Terapêutico Singular, por meio do método de Aprendizagem Sistematizada Baseada em Casos, no período de setembro a dezembro de 2022, em uma cidade no litoral de São Paulo, Brasil. Resultados: Instrumentos de avaliação de risco foram utilizados para identificar os agravos em que estava inserida a família. Considerações teórico-práticas surgiram durante o processo de ensino-aprendizagem do caso, com aprofundamentos quinzenais e aperfeiçoamento das competências sobre a saúde da pessoa idosa, a cada encontro. O manejo do caso, por meio de uma equipe multidisciplinar permitiu maior abrangência e atendimento das demandas. Ao final, intervenções foram realizadas, baseando-se nas necessidades apresentadas.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

Almeida da Silveira Barros, S. ., Sewastjanow Ficher, G. ., Fagundes Krebs, . I. ., Staianov Mitani, A. L. ., Silva Teodoro de Oliveira, C. ., Scandiuzzi, C., da San Pancrazio Vaz, G. ., Ferreira Lemos, B. ., Geovane Perseguino, M. ., & Ignácio Freitas, M. R. (2023). Estratégia de ensino junto à família com pessoa idosa: relato de experiência. Revista Científica Integrada, 6(1), e–202313. https://doi.org/10.59464/2359-4632.2023.3050

Número

Sección

Relato de experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a