DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS MULHERES CAMPONESAS E A SEGURIDADE SOCIAL (IN)EFETIVA

Autores/as

  • Neusa Schnorrenberger Doutora Direito URI Santo Ângelo/RS
  • Jaqueline Schimanoski Machado Roberto URI
  • Rosângela Angelin URI
  • Osmar Veronese

Resumen

As mulheres camponesas têm uma vida diferente das mulheres da zona urbana, em especial na questão do trabalho e do reconhecimento de seus direitos. Não raramente os gestores públicos ignoram a importância e a contribuição das camponesas na estruturação da sociedade, mantendo-as em papel secundário na hierarquia, participação e acesso aos direitos. Assim, este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tem o escopo de investigar direitos fundamentais atrelados à seguridade social das mulheres que vivem no campo. O  estudo é teórico e exploratório, com pesquisa documental e bibliográfica, obedecendo o método de abordagem dedutivo, e conclui que, embora as camponesas conquistaram vários direitos a partir da Constituição de 1988, há muitos a serem conquistados, além de pairar no horizonte ameaças de retrocessos em relação aos já implementados, instalando, assim, um campo de (in)seguridade social a demandar vigilância constante.

 

Biografía del autor/a

Jaqueline Schimanoski Machado Roberto, URI

Doutoranda em Direito pela URI Santo Ângelo, pesquisadora bolsista Taxa CAPES integrante da Linha de Pesquisa Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos e do Grupo de Pesquisa Conflito, Cidadania e Direitos Humanos. Atua como professora na UNICRUZ nas áreas de Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Administrativo e Direito Tributário. Mestre em Direito pela UNIJUÍ, mesma universidade onde cursou Direito (bacharelado) e História (licenciatura). Bolsista da CAPES na realização do Mestrado. Atua como Professora de História da Rede Pública Municipal de Ijuí, na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros. Advogada.

Rosângela Angelin, URI

Pós-Doutora nas Faculdades EST (São Leopoldo). Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Doutorado e Mestrado em Direito e da Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa Direitos Humanos e Movimentos Sociais na Sociedade Multicultural, vinculado ao PPGDireito, acima mencionado. Coordena o Projeto de Extensão "O lugar dos corpos das Mulheres na Sociedade: uma abordagem do corpo e da defesa pessoal", o Projeto de Extensão "Fridas Missioneiras" e o Projeto de Extensão "Direitos Humanos, Cultura de Paz e Cooperação nas Escolas". Líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ "Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Púbicas". Integrante do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST. Integra a Marcha Mundial de Mulheres. Colaboradora em Projetos Sociais junto a Associação Regional de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa (AREDE)

Publicado

2022-03-27